Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Programa de Captação de Recursos começa a mudar práticas nas Santas Casas
16/03/2015

O projeto de sustentabilidade da Fehosp e desenvolvido pelo IDIS - Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social- para capacitação das Santas Casas sobre captação e doação de recursos começa a ter resultados práticos.
 

Um exemplo é a Santa Casa de Santa Fé do Sul que tem dois mil doadores mensais. A gerente de faturamento da entidade, Rosemei Paulon, que participa das oficinas disse que o hospital “não sabe quem são e não se comunica com eles”, afirmou.
 
O curso mostrou caminhos para a Santa Casa se organizar e se comunicar com os doadores já existentes e buscar novos. “Não tínhamos a visão de cativá-los e fidelizá-los para que continuem contribuindo. Agora temos e sabemos como buscar outros”, disse a gerente.
 
Em março, estiveram reunidas na Santa Casa de Ourinhos representantes das Santas Casas de Assis, Avaré, Capão Bonito, Itapeva, Lençóis Paulista, Palmital, Paraguaçu Paulista, Piraju, Salto Grande e Santa Cruz do Rio Pardo. O IDIS e a Federação das Santas Casas promovem capacitação para captação e doação de recursos.
 
A Santa Casa de Votuporanga, abrigou profissionais dos hospitais de Auriflama, Cardoso, Fernandópolis, Ilha Solteira, Jales, José Bonifácio, Monte Aprazível, Nhandeara,Santa Fé do Sul e São José do Rio Preto.
 
A Santa Casa de São Carlos recebeu representantes de Araraquara, Divinolândia, Jaú, Leme, Mococa, Pirassununga, Porto Ferreira, São João da Boa Vista e São José do Rio Pardo.
 
Na Santa Casa de Limeira estiveram os profissionais de Araras, Piracicaba (Santa Casa e Hospital dos Fornecedores de Cana), Rio Claro e Rio das Pedras.
 
Para Rosana Kisil, consultora do IDIS, é preciso olhar mais estratégico e buscar as oportunidades. “Os profissionais das Santas Casas devem ter um olhar panorâmico para converter a comunidade em ativos e só depois pensar na captação de recursos propriamente dita”, esclareceu a consultora.
 
Um novo olhar de aprimoramento e organização. Assim, Mariana Violi Viotto, que trabalha com marketing e eventos na Santa Casa de Votuporanga, definiu as oficinas. “Foi muito importante participarmos, aprendemos que precisamos fortalecer o que já temos e ter uma nova visão para enxergar os potenciais ativos”, afirmou.
Os representantes das Santas Casas conheceram, nesta fase da capacitação, sobre “Elementos críticos para implantação do plano de captação de recursos”. Os técnicos do IDIS e parceiros vão ministrar cursos sobre Estabelecimento de Equipe de Captação; Mobilização Comunitária e Comunicação; Gestão de Projetos de Captação; Avaliação de resultados. 
 
“Queremos ajudar a formar pessoas melhor preparadas para a captação de recursos, capazes de implantar, dentro de sua Unidade, uma estrutura organizacional, com equipe que possa realizar o trabalho de forma permanente”, explica a presidente do IDIS, Paula Fabiani. 
 
Entre cada uma das oficinas, cada unidade recebeu a visita de equipes do Instituto  para um trabalho de coaching que verifica, in loco, como os participantes estão lidando com as ‘lições de casa’ que receberam. A ideia é que cada oficina sirva para retomar e consolidar o conteúdo a partir do que os profissionais encontram na prática. 
 
*Informações da Santa Casa de Santa Fé do Sul