Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Santa Casa promove ações no Dia Mundial da Água
20/03/2015

Além de refletir sobre a crise hídrica, ação ofertou água aromatizada como opção de saúde e bem estar 

Com a proposta de informar e conscientizar a comunidade hospitalar sobre a importância e benefícios da água, a Santa Casa de Piracicaba promoveu ações alusivas ao Dia Mundial da Água, comemorado oficialmente em 22 de março. 
 
A iniciativa revela a preocupação da Instituição com a escassez de água resultante também da falta de conscientização da população sobre o uso racional deste bem tão precioso, e alerta para a importância da ingestão da quantidade correta de água no dia a dia.
 
A administradora da Santa Casa, Vanda Petean, lembra que há poucos meses a vazão do Rio Piracicaba estava 96% abaixo da média, registrando, de acordo com o DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica de SP), o pior índice em 30 anos. 
 
“Diversas cidades da região estão sofrendo com o racionamento; a exemplo de Saltinho, que chegou a ter apenas 3 horas diárias de água. Piracicaba só não sofreu severa falta de água por ser abastecida pelo Rio Corumbataí, um dos afluentes do Piracicaba; mesmo assim é uma situação preocupante e exige ações efetivas do estado e de cada um de nós”, justifica Vanda.
 
Convicta de que este é um problema que afeta a todos e cuja solução depende de ações práticas de cada indivíduo, Vanda destaca que a Santa Casa desenvolveu campanha interna contra o desperdício, inclusive de água. “A idéia é fazer com que a comunidade hospitalar atue como agente transformador, multiplicando informações e propostas de ações que contribuam para amenizar este problema”.
 
Segundo Vanda, números revelam que a iniciativa tem surtido efeito. O consumo de água pelo hospital que, em janeiro, registrou 7.556 m3, caiu para 6.146 m3 em fevereiro, o que representou redução de 1.410 m3. Ela revela ainda que, neste contexto, os novos prédios da Santa Casa estão sendo edificados com base em projetos ecologicamente corretos. “As torneiras têm sensores e trabalham com pressão para reduzir o consumo de água, estratégia já utilizada nas unidades de UTI's, consultórios e refeitório do Hospital”, disse.
 
Além do aspecto social decorrente da crise hídrica, a Santa Casa aproveita a data para conscientizar também sobre o efeito positivo da água no processo de manutenção da saúde, promovendo exposição com oferta de diversos tipos de águas aromatizadas como opção de saúde e bem estar a clientes e funcionários. 
 
Terezinha Carvalho, enfermeira do Programa de Promoção e Prevenção de Saúde, o Saúde Inteligente, lembra que muita gente não tem o hábito de tomar água e ressalta a importância da hidratação regular, com a quantidade de água recomendada ao longo do dia. 
 
“A água constitui cerca de 75% do nosso cérebro, 85% do nosso sangue, lubrifica nossas articulações, ajuda no transporte de nutrientes e oxigênio para as células, regula a temperatura corporal e é fundamental ao bom desempenho de todos os órgãos”, afirma Terezinha. 
 

*Informações da Santa Casa de Piracicaba