Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Coaching: orientação para o projeto “sair do papel”
24/03/2015

 

Depois das Oficinas 1, 2 e 3 realizadas pelos consultores do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social , os representantes dos hospitais, que participam do projeto de sustentabilidade da Fehosp, recebem a visita do coaching. 
 

Trata-se de um facilitador que vai a cada uma das entidades para orientar, apoiar e ajudar a fazer a ‘lição de casa’, para alinhar tudo que foi dito e aprendido nos módulos anteriores.  No total, cada Santa Casa participante tem em média de 60 horas de coaching.
 
Segundo Ana Paula Doring, consultora do IDIS, no projeto o coaching tem dois objetivos centrais: o primeiro é apoiar as turmas das Santas Casas para tirar do papel e tornar realidade o plano de captação de recursos definido por elas como prioritário. 
 
O segundo é fortalecer as equipes em sua capacidade de implementar o plano, tanto no período de duração deste projeto como futuramente em novos desafios. 
 
“A palavra-chave para compreender as diferentes aplicações do coaching é desenvolvimento”, explicou a consultora. O trabalho vai permitir ainda o compartilhamento de conhecimento entre os representantes das diversas Santas Casas.
 
No caso do projeto da Fehosp, existe ainda a possibilidade do apoio do coaching no estímulo à estruturação de novas áreas de captação, já que apenas parte das instituições possui uma área específica.
 
A criação dessa área significa uma melhoria organizacional considerável.  “Se formos bem-sucedidos neste sentido podemos ficar otimistas em relação ao efeito do projeto das Santas Casas em um horizonte maior de tempo, pois implementar o plano de captação de recursos desenhado nas Oficinas é um ótimo indicador, mas é o primeiro de muitos passos que esperamos que as Santas Casas continuem por si próprias”, destacou Ana Paula.


Andamento
 
Os primeiros quatro grupos de Santas Casas que participaram do Programa de Capacitação IDIS –Fehosp estão já na reta final, participando  das últimas reuniões de coaching. Eles já passaram pelas oficinas 1, 2 e 3. Em abril, quatro novos grupos em Araçatuba, Franca, São José dos Campos e Mogi Guaçu  terão início seguindo o Projeto. 
 
Na foto, o grupo de Limeira, no início dos trabalhos, durante a Oficina 1.