COMISSÃO DE TRANSPLANTES COMPLETA 15 ANOS COM EVENTO
12/06/2018
E em comemoração a esta importante data, a equipe realizou um evento interno, durante o qual apresentou a história da Comissão de Transplantes, seus desafios e indicadores; ainda, mostrou vídeos com depoimentos de um transplantado de córneas e de uma familiar de um doador, reforçando a importância da família estar ciente da vontade do doador, para autorizar a captação dos órgãos para transplante em caso de falecimento do ente querido.
Ao longo desse período, a equipe desenvolveu um intenso trabalho de conscientização junto aos familiares, para que estes compreendessem a importância do ato e viessem a autorizar a doação dos órgãos dos seus entes queridos, levando esperança de vida para outras pessoas.
O sucesso foi o resultado natural da atuação desta equipe - e se apresenta em números expressivos: 180 rins, 88 fígados, 10 pâncreas/rins, 12 captações de ossos, 07 corações, além de 5.000 córneas - que possibilitaram a melhora da qualidade de vida de várias pessoas para as quais o transplante de órgãos e/ou tecidos era a única opção para continuarem vivendo. Importante citar o Projeto Luz, no qual voluntários atuam na captação de córneas, com indicadores expressivos e excelência nos procedimentos cirúrgicos e manutenção da qualidade do órgão.
A CIHT da Santa Casa de Franca tem como coordenadores o médico Dr. Marcelo de Paula Lima e a enfermeira Ana Carolina Botto Paulino – atuando com uma equipe multi profissional altamente especializada, que engloba profissionais médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros.
* Foto 1: Presidente José Cândido Chimionato (ao centro) e o administrador hospitalar Thiago Silva (à direita)
juntos com parte dos profissionais da Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes da Santa Casa de Franca*
Assessoria de Comunicação Santa Casa de Franca