SANTA CASA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS CELEBRA 1000 BARIÁTRICAS
14/06/2018
Na noite de 11 de junho, a Santa Casa de São José dos Campos promoveu um evento em comemoração à marca de 1000 cirurgias bariátricas, realizadas pela entidade. Os procedimentos tiveram início em 2010 e são feitos em pacientes exclusivamente atendidos pelo Sistema Único de Saúde - SUS.
Com apresentações do médico coordenador do centro cirúrgico, Artur Chagas Vilela dos Reis, do médico Lazaro Vilela, do cirurgião do aparelho digestivo, Gustavo Fernandes e da coordenadora do serviço de bariátrica, a nutricionista Layla Coutinho, a Santa Casa apresentou o histórico e dados do Programa que só em 2017 operou 229 pacientes.
O provedor da entidade, Ivã Molina, em seu discurso de abertura, enfatizou a importância da comemoração desse marco. “Podemos afirmar que melhoramos a qualidade de vida de mais de mil pessoas, na verdade, são mil famílias, que também sofriam em ver seus familiares em situação de dificuldade e tristeza. Essas pessoas acreditaram no nosso trabalho e a equipe correspondeu com ética, comprometimento, total dedicação, envolvimento e humanismo no acolhimento desses pacientes. Temos muito orgulho do resultado apresentado hoje e estamos prontos para aumentar o volume de cirurgias”.
Na oportunidade também foi apresentado o novo vídeo institucional da Santa Casa.
A equipe da entidade é formada por cirurgiões do aparelho digestivo, cirurgião plástico, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e fisioterapeutas. Os pacientes atendidos chegam a instituição via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde – CROSS, órgão da Secretaria de Saúde responsável pela organização de agendamento de procedimentos e apoio logístico em casos de urgência.
Após a realização da cirurgia, o paciente mantém acompanhamento com a equipe multidisciplinar por 18 meses, sendo encaminhado para a avaliação da cirurgia plástica.
O destaque da noite foi o depoimento da paciente Gleicimeire dos Santos que comoveu todos os presentes. “Agradeço à Deus, à minha mãe, grande suporte da minha vida, mas especialmente ao Dr. Gustavo e toda equipe multidisciplinar da Santa Casa de São José dos Campos que me conduziram para uma nova vida, mais feliz, equilibrada e saudável. Perdi 62 quilos e conquistei o prazer em viver. Não há como medir minha gratidão”, em um trecho de sua fala.
Médicos e profissionais presentes foram homenageados e presenteados por pacientes em noite de muita satisfação e de valorização do trabalho da Santa Casa de São José dos Campos.
Fonte: Predicado