Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTA CASA DE OURINHOS INAUGURA BIBLIOTECA EM PARCERIA COM PROJETO PRIMAVERA
26/06/2018

A estrutura da Santa Casa de Ourinhos passa a contar a partir de agora com um espaço cultural. Em parceria com o Projeto Primavera, o hospital inaugurou uma biblioteca, que proporcionará momentos de cultura, lazer e conhecimento para os pacientes e também aos colaboradores da instituição.

A biblioteca está instalada na Ala E da Santa Casa e conta com um acervo de 1.200 livros dos mais diversos gêneros. Entre as obras, há títulos clássicos e da atualidade, de áreas como Psicologia, Filosofia, Religião, Ciências Sociais, Infanto-Juvenil, Línguas, Autoajuda, etc.

O espaço conta com uma estrutura aconchegante e com poltronas para leitura. Além disso, foi disponibilizado um carrinho que percorrerá o hospital oferecendo a leitura de livros para os pacientes acamados e seus acompanhantes.

A inauguração contou com a presença do diretor presidente da Associação da Santa Casa de Ourinhos, o empresário Celso Zanuto, da sua esposa Sirlei Zanuto, da responsável pelo Projeto Primavera, Vera Quagliato, sua irmã Rosa Quagliato, além de diversos colaboradores do hospital.

A instalação da biblioteca na Santa Casa de Ourinhos, por meio do Projeto Primavera, se deu graças ao contato de Sirlei Zanuto com Rosa Quagliato e Vera Quagliato.

A Santa Casa de Ourinhos é a 19ª instituição a receber o Projeto Primavera. Para Celso Zanuto, trata-se de um momento histórico e importante para o hospital, já que a biblioteca ajudará a mudar o cotidiano dos pacientes e também dos colaboradores da instituição. “A partir de agora, os pacientes, os acompanhantes, os visitantes e os nossos colaboradores poderão utilizar esse espaço para ler, aprender, adquirir conhecimento e ocupar o tempo. É um local que será preservado para sempre”.

Vera Quagliato destacou a importância da criação do espaço na Santa Casa de Ourinhos.  “Essa biblioteca proporcionará momentos de lazer e cultura e fará bem não só para os enfermos, mas também para os colaboradores do hospital. A primeira vez que vim aqui as enfermeiras estavam tentando arrumar um local para ler um pouco de livro. Cheguei na hora que estavam buscando livros. É muito gostoso quando você encontra a sua vontade de doar com a vontade de receber”.

Os livros que compõem o acervo da biblioteca foram adquiridos por Vera Quagliato, através de doações, assim tem sido por todas as regiões que o Projeto Primavera se instalado. “Sem a solidariedade o nosso país não vai a lugar nenhum. Resolvi fazer a minha parte e espero que meu exemplo de cidadania sirva para que outras pessoas façam em outras áreas também, porque a ajuda ao próximo é importante nessa época em que vivemos. Não há perspectiva nenhum de lucro, ou de benefício próprio e nem estou ligada a político. O único interesse é mesmo ter um mundo melhor para todos nós”.

Projeto Primavera

Obstinada em fazer sua parte na criação de um mundo melhor e mais humano, Vera Quagliato encontrou na obra “Saí da Microsoft para mudar o mundo”, de John Wood, ex-funcionário da Microsoft, sua grande fonte de inspiração. A história de vida do executivo americano se tornou exemplo a ser seguido e foi o impulso inicial para a criação do projeto.

O projeto teve início em setembro de 2012, quando Vera passou a buscar doações de livros para a primeira biblioteca. Em alusão ao seu nome e à estação do ano, nomeou o projeto como Primavera, símbolo de algo que, plantado e cultivado com amor e dedicação, pode crescer e florescer em qualquer lugar.

Já estão em pleno funcionamento 19 unidades do Projeto Primavera, instaladas em escolas municipais e rurais, asilos, creches, comunidades carentes, hospitais e centros culturais e de convivência para idosos e crianças, em vários pontos do Brasil, como Distrito Federal, Goiás, Pará e São Paulo.

Fonte: Santa Casa de Ourinhos em parceria com Agência Trilhos