Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

MÚSICA NOS HOSPITAIS: SANTA MARCELINA RECEBE CONCERTO
17/08/2018

Dando continuidade à temporada 2018 do Música nos Hospitais, a Orquestra do Limiar esteve, na última quarta-feira, 16 de agosto, no Hospital Santa Marcelina, para mais uma apresentação. O concerto principal aconteceu na unidade de radio e quimioterapia da instituição, com muitos presentes - entre pacientes, acompanhantes, médicos, outros profissionais de Saúde e voluntários - acompanhando os músicos.

Antes de a música rolar, Paulo Celso Nogueira Fontão, conselheiro fiscal da Associação Paulista de Medicina, fez uma breve introdução. “Me orgulha muito, em nome da APM e de seu presidente, José Luiz Gomes do Amaral, oferecer esse presente à comunidade que aqui está. Por outro lado, sou médico dessa instituição, algo que também muito me orgulha. Espero que todos vivam esse momento como curativo, pois a música ajuda no processo de cura.”

“A música é muito importante, tem uma característica divina. Este é um momento muito bonito, de arte, que traz misericórdia e proporciona alegria aos presentes. Espero que isso se volte em energias para todos que estão aqui”, completou a irmã Josefina Romieri, coordenadora do Comitê de Humanização do Santa Marcelina.

“Falo, como médico, que as doenças muitas vezes se originam quando o organismo perde a forma. E o que a música tem de mais profundo, o que os grandes compositores trabalharam, foi justamente a forma”, afirmou Samir Rahme, maestro da Orquestra do Limiar, antes de iniciar o concerto com a peça “Allegro do Concerto de Bradenburgo nº 3”, de J. S. Bach.

Os músicos foram passando pelos principais compositores da música clássica da história, tocando Mozart, Bocherini, Shubert, Beethoven e Villa-Lobos. De mais contemporâneo, foram realizadas peças de Theodorakis e de Piazzola. Não faltou, também, composições populares: a orquestra representou “A Hard Days Night”, dos Beatles, e “Despacito”, de Luis Fonsi.

Tânia Novaes de Oliveira, uma das mais empolgadas durante a apresentação, contou que este foi um dia muito especial. “Foi mágico para a minha irmã, que faz tratamento de câncer aqui. Somos de uma família de músicos, inclusive, então foi muito emocionante, além de tudo. A música nos deixa com o astral lá em cima, se pudesse veria um concerto desse por semana, seria mais uma dose de um bom remédio para todos que estão no hospital”, disse. 

Música nos Hospitais

A APM promove o Música nos Hospitais desde 2004. O projeto é aprovado pelo Programa Nacional de Cultura (Pronac), do Ministério da Cultura, e é realizado em parceria com o Aché Laboratórios Farmacêuticos. Até o fim de 2018, o concerto passará por 13 instituições nos estados de São Paulo, Bahia e Ceará. O programa já teve mais de 170 concertos, em 21 cidades espalhadas pelo Brasil, contemplando cerca de 70 hospitais e reunindo mais de 60 mil pessoas – entre médicos, profissionais de Saúde, funcionários das instituições, pacientes e familiares.

A próxima apresentação gratuita ocorre no dia 5 de setembro, às 11 horas, no Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci) – Rua Galeno de Almeida, 148 – Pinheiros.
 

 


Fonte: APM