Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

MEU SUS NÃO É IGUAL AO SEU
22/10/2018

Uma tinha 11 anos, em plena vida escolar. A outra, aos 53 anos, acabava de se aposentar. A primeira vivia em Santo Antônio da Alegria (351 km de São Paulo). A segunda, em Cotia (região metropolitana de São Paulo). Enquanto uma tinha planos do que "fazer quando crescer", a outra planejava como aproveitar o tempo livre depois da aposentadoria. O ponto em comum: a descoberta de um câncer. Sem convênio, as duas recorreram ao SUS. Mas não tiveram o mesmo atendimento. 

A jovem Érica Zaneti descobriu o tumor ósseo precocemente. Já Elfriede Galeran não teve a mesma sorte. A aposentada só descobriu o câncer de mama quando a doença já tinha se espalhado para outros órgãos do corpo, quase dois anos depois de ter procurado o primeiro atendimento.

No último capítulo da série sobre os problemas do SUS, esses dois exemplos descrevem as desigualdades da saúde pública no atendimento aos pacientes diagnosticados com câncer no país, que não são poucos. 

No Brasil, somente para este ano, são esperados cerca de 600 mil novos casos de câncer, segundo estimativa do Inca (Instituto Nacional de Câncer). Em 2015, 207 mil brasileiros morreram vítimas da doença, o que representa 16% dos óbitos no país. 

O primeiro episódio tratou de bolsões de excelência contrastando com hospitais sem remédios, falta de médicos ou ineficientes nos diagnósticos.

Já o segundo abordou os gargalos do sistema. No terceiro, porções do interior do Brasil ainda esperam pela prometida “universalização da saúde”.

Confira a matéria completa aqui


Fonte: UOL Notícias