Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

HOMENAGEM FEHOSP
22/10/2018

A Secional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil vai entregar o 34º Prêmio Franz de Castro Holzwarth de Direitos Humanos no próximo dia 31 de outubro, às 19h00, durante cerimônia organizada na sede institucional. A premiação enaltece o trabalho da Comissão de Justiça e Paz de São Paulo, e faz menções honrosas ao Instituto Palavra Aberta e à Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes (Fehosp).

Destacada atuante às épocas do governo militar e da redemocratização do país, a Comissão de Justiça e Paz foi criada em 1972, durante a ditadura, e, até hoje, atua em prol dos direitos humanos. Com a grave crise brasileira e o cenário preocupante de intolerância que se vê no Brasil, nunca foi tão fundamental defender direitos previstos pela Constituição Cidadã de 1988 – cuja espinha dorsal é a dignidade humana. O direito à liberdade de expressão e o direito à saúde também se destacam no caminho da construção da sociedade, campos de trabalho, nessa ordem, do Instituto Palavra Aberta e da Fehosp.

História
O prêmio Franz de Castro Holzwarth de Direitos Humanos faz uma homenagem ao advogado que teve destacada carreira em defesa destes valores. A sua morte precoce, aos 39 anos, ocorreu durante atuação numa rebelião na delegacia de Jacareí (SP). Em fevereiro de 1981, vice-presidente da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), foi chamado para servir de mediador durante a revolta e se ofereceu para ser trocado por um refém dos amotinados. Ele foi levado pelos presos na tentativa de fuga que acabou com o carro metralhado e a morte de todos os ocupantes. O caso chocou a região do Vale do Paraíba e repercutiu em todo o Brasil, o que levou a OAB SP a instituir o Prêmio com seu nome, no dia 8 de novembro de 1982. 

Serviço:
Entrega do 34º Prêmio Franz de Castro
 Holzwarth
Data: 
31/10
Horário: 19h
Local: Rua Maria Paula, 35 – Centro


Fonte: OAB SP