Casa de David oferece abrigo e tratamento específico para autisas
01/04/2015
A Casa de David Unidade II, sediada em Atibaia, cuida de pessoas com Transtorno do Espectro Autismo com nível de comprometimento elevado, ou seja, aqueles que necessitam de internação. Hoje, a instituição abriga 44 autistas e tem capacidade para acolher mais 64.
Como Unidade de Saúde, a instituição que tem parceria com a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, oferece tratamento gratuito e instalações adaptadas em uma área de 42 mil metros quadrados. São mantidas 19 residências terapêuticas (modelo de atendimento diferenciado e inovador no país), refeitório, oficinas terapêuticas, piscina coberta e aquecida, quadra poli esportiva, área para caminhada, espaço da família e ampla área verde.
Conta com 139 profissionais capacitados para manter a qualidade de vida e segurança dos autistas. A equipe é composta por médicos psiquiatras, clínico geral, enfermeiros, psicólogos e fonoaudiólogos, responsáveis pelos cuidados clínicos e básicos. Além disso, o serviço social da instituição busca orientar os familiares carentes dos assistidos.
Natação, terapia ocupacional e educação física, também fazem parte da rotina de atividades que proporcionam melhores condições de vida para os abrigados. Outra atividade que oferece inúmeros resultados positivos é a Yoga, pratica milenar que favorece o desenvolvimento integrado do corpo e da mente.
Com as aulas de yoga, que acontecem há 2 anos na Casa de David, tem-se observado uma relevante evolução no comportamento dos autistas e o fato chama atenção, pois a dificuldade de concentração, verbalização e comunicação são características comuns atribuídas à pessoas com o Transtorno do Espectro Autismo.
*Informações da Casa de David