Santa Casa realiza plantio de árvores junto aos alunos da escola Sueli Marin
01/04/2015
Na manhã de sábado, 28 de março, o projeto “Nasce uma criança, plante uma árvore” reuniu cerca de 50 alunos de 11 a 12 anos, estudantes da sexta série, da Escola Estadual Professora Sueli da Silveira Marin Batista do Jardim Arapuã, que puderam desfrutar de uma manhã de conscientização ao meio ambiente junto a Santa Casa. Foram plantadas 1.084 mudas de árvores, correspondente ao nascimento de crianças nos últimos onze meses.
De acordo com a vice-diretora do programa Escola da Família da escola Sueli Marin, Rosimeire P. Soares de Lima, os alunos passaram por uma preparação antes da realização do plantio, fizeram trabalhos referente ao cuidado com a natureza e ficaram entusiasmados com o convite. “O projeto é maravilhoso, e quando foi falado para as crianças que elas participariam, elas ficaram empolgadas, curiosas e relataram que alguém da família havia tido algum bebê neste período e que seria muito legal poder realizar o plantio. Outro fator que estimularam as crianças a participarem foi conhecer a Lagoa de Tratamento da Sabesp, afinal, muitos nunca tiveram a oportunidade”.
O plantio contou com a presença da mãe Suzana Matsukawa que levou os dois filhos, um de seis anos e o outro que nasceu no mês de janeiro na Santa Casa. “Trouxe os meus filhos para passar a eles a importância do reflorestamento e a educação ambiental. É a primeira vez que participo, porém já sabia da existência do projeto”.
Idealizado em 2009 pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e a administração do hospital, o programa tem como objetivo incentivar por meio de novas vidas, o cuidado com a natureza, ou seja, cada criança que nasce é uma árvore que será plantada. O projeto conta ainda, com a parceria da Sabesp que prepara a lagoa de tratamento para a realização do plantio e a prefeitura que fornece as mudas de árvores frutíferas e nativas.
Alguns colaboradores e a equipe da CIPA da Santa Casa marcaram presença e ajudaram na organização, com eles o gerente regional da Sabesp, Gilmar Rodrigues que enalteceu este trabalho e explicou as crianças a importância de cuidar da natureza.
Dentre os seis anos de projeto foram plantados aproximadamente 5.584 árvores, e a proposta é dar continuidade nos próximos meses.
*Informações da Santa Casa de Jales