Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTA CASA DE MARÍLIA PARTICIPA DO MUTIRÃO DE CIRURGIAS ELETIVAS DA SECRETARIA DA SAÚDE
22/11/2018

A Santa Casa de Misericórdia de Marília participa do Mutirão de Cirurgias Eletivas promovido pela Secretaria Municipal da Saúde. Com início em agosto, a iniciativa para reduzir a fila de espera por procedimentos cirúrgicos através do SUS (Sistema Único de Saúde) tem a previsão de fazer 1.537 cirurgias na Santa Casa até o final de dezembro deste ano.A Santa Casa de Misericórdia de Marília participa do Mutirão de Cirurgias Eletivas promovido pela Secretaria Municipal da Saúde. 

"Ficamos satisfeitos em contribuir com o atendimento da população de Marília. Oferecemos a nossa estrutura para a realização destes procedimentos cirúrgicos em diversas especialidades", ressaltou o 2º vice-provedor da Santa Casa, Luiz Antônio Orlando.

Do total de 1.537 cirurgias que serão realizadas na Santa Casa de Marília, 1.200 vão ser na especialidade de Oftalmologia (Catarata), 214 de Ortopedia, 93 de Otorrinolaringologia, 15 de Vascular, 10 de Urologia e 5 de cirurgia geral. 

"Na área ortopédica temos cirurgias complexas, como de quadril, por exemplo. E o que é fundamental destacar: tudo pelo Sistema Único de Saúde", mencionou Luiz Orlando.

Importante prestador de serviços SUS, a Santa Casa de Marília apresenta números consideráveis no que diz respeito à assistência em saúde pública para a região de 62 municípios do DRS IX (Departamento Regional de Saúde).

Nos primeiros nove meses de 2018, o hospital atendeu 68.304 pacientes (17.509 somente da Oncologia), exclusivamente SUS, em seus ambulatórios de especialidades médicas. Foram 3.235 internações e 2.891 cirurgias realizadas no mesmo período.

Foram servidas 124.356 refeições a pacientes e outras 60.332 refeições aos acompanhantes deles. "Na Hemodiálise, setor no qual realizamos mais de 2.300 sessões por mês, também fazemos questão de oferecer refeições, mesmo sem ter a obrigatoriedade. É a nossa preocupação com o caráter humanitário, levando-se em consideração que as pessoas ficam horas fazendo o procedimento e precisam se alimentar", enfatizou o 2º vice-provedor da Santa Casa.

Visita à Santa Casa


O prefeito de Marília Daniel Alonso e a secretária municipal da Saúde Kátia Ferraz Santana estiveram na Santa Casa, no último dia 31 de outubro, para que fosse definida com a direção do hospital a operacionalização da reta final do Mutirão de Cirurgias Eletivas. 

Na oportunidade, membros da Diretoria da Santa Casa informaram os números parciais e o sistema que vem sendo adotado para a realização dos procedimentos no Mutirão de Cirurgias Eletivas.

"Estamos atacando esse problema que há anos existe em Marília. Até 31 de dezembro vamos realizar o maior número de cirurgias agendadas. Isso não é promessa de campanha e sim realização de programa conquistado pelo nosso governo junto ao Ministério da Saúde", disse o prefeito Daniel Alonso.

"Vamos ampliar o número de cirurgias de forma imediata. Cada instituição de acordo com suas especialidades receberá os pacientes que nosso setor de agendamento fará contato. Nosso desejo é zerar as filas. Não estamos certos de que conseguiremos porque o prazo é muito curto, mas vamos abreviar a espera de muita gente", destacou a secretária da Saúde. 


Fonte: Assessoria de Imprensa - Santa Casa Marilia