Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTA CASA DE PIRACICABA LANÇA 3ª ETAPA DA CAMPANHA ADOTE
11/12/2018

Depois de concluir as duas primeiras etapas da Campanha Adote Um Quarto SUS e Faça a Diferença, em que 38 quartos de internação foram adotados e completamente reestruturados com apoio financeiro de empresas, associações e pessoas físicas, a Santa Casa de Piracicaba lança agora a 3ª etapa da mobilização.

"O intuito é acolher parceiros interessados em auxiliar financeiramente a Instituição na reestruturação dos 12 quartos da Pediatria Menino Jesus (PMJ), que mantém 31 leitos destinados exclusivamente à internação de crianças de zero a doze anos", disse o provedor João Orlando Pavão.

Ele antecipa que, em seguida, a Instituição pretende lançar a quarta etapa da Campanha, dando início ao processo de adoção para remodelação também dos dez quartos SUS da Maternidade, onde 35 leitos dão retaguarda para os mais de 200 partos e 1.300 atendimentos realizados mensalmente pela Unidade.

"Aí teremos completado a reforma de todos os 72 quartos que a Instituição direciona para internação SUS na Santa Casa", disse o provedor, explicando que o Sistema Único de Saúde não direciona verbas específicas para reformas e construções nas filantrópicas.

"Recebemos do SUS valores financeiros para custear os atendimentos hospitalares prestados; mesmo assim, os custos são sempre maiores que os valores recebidos para a assistência", esclareceu Pavão, informando que ao longo de 2018 a Santa Casa direcionou ao SUS mais de 80% dos cerca de 28 mil atendimentos realizados mensalmente pela Instituição.

Ele lembra a Campanha foi instituída em dezembro de 2011, justamente, com o desafio de criar medida alternativa para a geração de receitas adicionais com vistas à completa reformulação desses espaços. Além de ampliar o nível de conforto e bem estar dos pacientes durante o período de internação hospitalar, as melhorias promovidas pela remodelação dos quartos dinamizam o trabalho da equipe multiprofissional.

"Não conseguiríamos esse feito sem o apoio da comunidade, que mais uma vez atendeu ao chamamento da Santa Casa, beneficiando as mais de sete mil pessoas que já passaram por um dos quartos SUS reformados", disse o provedor afirmando que é preciso estender esse benefício a todos os pacientes que dão entrada no Hospital pelo SUS. "Quem se interessar em amplificar o esforço da Santa Casa, poderá obter informações detalhadas da Campanha pelos telefones (19) 3417.5001 e 3417.5002", informou o provedor, revelando que algumas empresas já estão se manifestando favoravelmente à 3 etapa da Campanha.

O que muda com a adoção?

 Segundo a administradora da Santa Casa de Piracicaba, Vanda Petean, quando adotados, os quartos passam por melhorias que permitem a troca de todos os móveis e reforma estrutural com a remodelação de piso, pintura, tubulação de gases medicinais e reforma do banheiro. Destaque para a instalação de TVs e troca das camas, que deixam de ser acionadas manualmente para ganhar controle elétrico, ampliando a autonomia do paciente e o trabalho da equipe multidisciplinar.

Ela revela ainda que, no início da campanha, o investimento para a completa remodelação de cada quarto era de R$ 30 mil, pagos em até dez vezes. "Hoje, esse valor é de R$41 mil e, além do compromisso social, a empresa que contribuir com a verba terá uma placa com o seu nome afixada na porta de entrada do quarto adotado", informa Vanda.

Segundo ele, a Santa Casa é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que pertence à comunidade e, neste contexto, a Campanha abre a perspectiva de estreitar os laços com essa mesma comunidade, contando com o apoio e respaldo de pessoas e empresas conscientes da importância do trabalho que a Instituição realiza na área da saúde pública.

Quem já adotou?

Os 38 quartos SUS reestruturados por intermédio da Campanha Adote Um Quarto SUS e Faça a Diferença foram "adotados" por 53 pessoas, entre pessoas físicas e jurídicas.  "Isso porque alguns quartos foram adotados por um grupo de dez empresas", informaram o provedor João Orlando Pavão e a administradora Vanda Petean, lembrando que algumas empresas adotaram dois quartos. Eles esclarecem que o termo "adoção" não significa compromisso eterno com o quarto. "A adoção  refere-se apenas à obra inicial de reestruturação dos quartos", explicam.

Adotaram quartos SUS as empresas Pollo Engenharia, Grupo Supricel, Cavalinho Agropecuária, Laboratório Previlab, Candura / Iplasa, Indústrias Reunidas de Bebidas Tatuzinho/3 Fazendas, Lubrasil  Lubrificantes, Grupo Bom Jesus , Honda Aversa Motos, Lions Independência, Caterpillar do Brasil, Rede Drogal Piracicaba, Relojoaria Scarpari / Friso de Ouro, Frigorífico Angelelli, Manetoni, Construtora Adolpho Lindenberg, Uniodonto Piracicaba, CJ do Brasil Piracicaba, Grupo Falando da Vida, Ecoterra, Associação ReUna, Arcelor Mittal, Projeto Superação e Help Móvel.

Também integraram esse esforço coletivo em prol da Santa Casa as entidades ACIPI – Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, Simespi e Fundação Mário Dedini; além das pessoas físicas Alcione Moya Aprilante, Joaquim Mário Pires Ferreira, Maria Christina M. C. Seifarth de Freitas, Família Marth, Família Ronsini e famílias Antônio Angeleli e Donato Miori. "A todos eles, os nossos  agradecimentos e nossa eterna gratidão", disseram Pavão e Vanda.

Fonte: Santa Casa de Piracicaba