Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

JACSON BARROS ASSUME DATASUS COM COMPROMISSO DE AVANÇAR NAS AÇÕES DE INFORMATIZAÇÃO
18/02/2019

Servidor efetivo da Fundação Faculdade de Medicina e também do Hospital das Clínicas (HCFM-USP), maior complexo médico da América Latina, coordenou projetos estratégicos como a implantação do Sistema de Gestão Hospitalar e do Prontuário Eletrônico da instituição

O novo diretor do Departamento de Informática do SUS (DATASUS/SE/MS), Jacson Venâncio de Barros, terá o compromisso de garantir a continuidade das ações de informatização e modernização do Sistema Único de Saúde, em consonância com as orientações e diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde.

Avançar tecnologicamente, manter a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, além de resgatar a confiança dos usuários do SUS, a partir da total disponibilidade dos sistemas de informação em saúde, são algumas das demandas prioritárias de gestão. A portaria de nomeação foi publicada no Diário Oficial da União da última quarta-feira (6/2).

Servidor efetivo da Fundação Faculdade de Medicina e também do Hospital das Clínicas (HCFM-USP), maior complexo médico da América Latina, coordenou projetos estratégicos como a implantação do Sistema de Gestão Hospitalar e do Prontuário Eletrônico da instituição. Antes de assumir a função no MS, Jacson estava à frente da Diretoria Corporativa de TI do HC, sendo responsável pela consolidação dos dados do hospital e pela definição de estratégias para suporte a decisões institucionais.

O dirigente é membro efetivo da Câmara Técnica de Informática em Saúde do Conselho Federal de Medicina desde 2016. Nesse período de contribuições no CFM, participou do desenvolvimento da nova política de Telemedicina do Brasil e também contribuiu na adequação de resolução que orienta sobre a digitalização do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP).

É graduado em Engenharia Elétrica e possui mestrado em Ciências Médicas. Doutorando em Informática Médica pela USP acumula mais de 28 anos de experiência em tecnologia da informação com foco em saúde. Além disso foi professor universitário do curso Sistemas de Informação da Universidade Estácio de Sá.


Fonte: Healthcare Management.