Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

INSTITUTO ÉTICA SAÚDE E FEHOSP PROMOVEM CURSOS À DISTÂNCIA DE COMPLIANCE
27/03/2019

Profissionais que atuam no ciclo de fornecimento e consumo de dispositivos médicos – equipes de logística, de venda, de compra, de manuseio e do serviço de saúde – e funcionários de hospitais da rede filantrópica de todo o país podem aprender sobre Compliance em cursos à distância gratuitos, promovidos pelo Instituto Ética Saúde e pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp). O primeiro módulo será sobre a ‘História da Corrupção e Exercício da Cidadania’, no dia 28 de março.

“Esta proposta de conteúdo de Compliance é pioneira no campo das atividades médico-hospitalares, tanto pelo aspecto tecnológico de Ensino à Distância (EAD) quanto pelo alcance nacional, com possibilidade de interação imediata com especialistas de renome nacional e amplo conhecimento”, afirma o presidente do Conselho de Administração do Instituto Ética Saúde, Gláucio Pegurin Libório.

O Programa de Compliance é uma iniciativa no âmbito do Projeto Telemedicina/Educasus, em parceria com o Ministério da Saúde e a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, que a CMB (Confederação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos) dispõe e disponibiliza para suas federações estaduais. Através de videoconferência, os profissionais que atuam na área da saúde têm acesso a uma ampla programação de educação continuada voltada às Santas Casas e Hospitais Beneficentes, com transmissão de 2ª a 5ª feira, no horário das 10h30 às 12h00. As transmissões são efetuadas para 209 pontos de recepção locados em hospitais da Rede Filantrópica que abrange todo o Brasil.

Para o diretor presidente da CMB e Fehosp, Edson Rogatti, o tema é urgente. “Considero de extrema importância levarmos essa discussão para todos os setores do hospital. É uma forma de engajarmos todos e de estimular processos de maior transparência. Os filantrópicos operam com receitas públicas através do convênio com o Sistema Único de Saúde, o que nos exige ainda mais responsabilidade e transparência. O tema deve ser rotina em nossas instituições”, enfatiza Rogatti.

O diretor médico do IES, Sérgio Madeira, que coordena o projeto, explica que todos os colaboradores de todos os associados do Instituto Ética Saúde poderão participar dos cursos. Ao longo do ano, serão nove módulos sobre os principais riscos na cadeia de fornecimento e consumo do setor saúde. As apresentações serão em salas de reunião equipadas com modernos recursos de transmissão de som e imagem, via web e canal especialmente dedicado, permitindo participação ao vivo por voz e texto, com total interação com profissionais do mais alto nível, nacionais e internacionais.

“É uma oportunidade para o pessoal da expedição, vendas, distribuição, compradores, enfermagem, administradores hospitalares e outros ouvirem e discutirem os principais temas de compliance, para a construção de um ambiente sustentável para a saúde pública brasileira”, conclui Madeira.

Primeiro Módulo: História da Corrupção e Exercício da Cidadania

Data: 28 de março/2019 (quinta-feira)

Horário: 10h30 às 12h00

Conteúdo: conceitos gerais da corrupção; público X privado; transparência; (des)honestidade: práticas do dia a dia, “eu e os outros”; sustentabilidade: individual e o coletivo: quanto vale um nome, uma marca, como a corrupção e falta de ética.

Palestrante: Gisele Figueiredo, Diretora de Compliance LATAM da Stryker Corp

Próximos módulos:

  • Princípios gerais de um sistema de integridade
  • Compliance e a legislação anticorrupção
  • Fornecedores, compradores e Compliance
  • Contabilidade e Compliance
  • Relacionamento com profissionais de saúde e Compliance
  • RH e Compliance
  • Vendas e Compliance
  • Hospitais e Compliance

Informações: www.eticasaude.org.br


Fonte: Etica Saúde