Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Centro de Reabilitação do Próvisão é referência na concessão de órteses, próteses e meios auxiliares
10/04/2015

Pessoas com deficiência visual da Região Metropolitana do Vale do Paraíba podem ser beneficiadas
 
Você sabia que o Centro de Reabilitação do Próvisão é a unidade que atende pessoas com deficiência visual da Região Metropolitana do Vale do Paraíba? A portaria nº 396/2010 do Ministério da Saúde reconheceu a entidade como referência para as 39 cidades que compõem a RMVale.
 
Com isso, Próvisão passou a ser ponto de concessão, via SUS, de OPM’s (órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção) oftalmológicas para pessoas com deficiência visual. Próteses oculares, lente escleral pintada, lupas, telelupas e as bengalas longas, também são dispensadas gratuitamente pela instituição.
 
Bengalas longas
 
As bengalas longas, por exemplo, são utilizadas pelas pessoas com deficiência visual como recurso auxiliar à sua locomoção, desempenhando importante papel na detecção de obstáculos e proteção.
 
De acordo com Carla Paes, gerente técnica do Centro de Reabilitação do Próvisão, para a utilização adequada do recurso é fundamental que é usuário realize a reabilitação por meio da adesão ao Programa de Orientação e Mobilidade.
 
“O Próvisão conta, em sua equipe de reabilitação, com fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais devidamente habilitados como instrutores de orientação e mobilidade, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde”, afirma.
 
Como funciona?
 
Para ter acesso aos serviços de reabilitação e concessão de OPM’s as pessoas com deficiência visual, residentes em São José dos Campos, podem procurar diretamente a instituição.
 
Já os moradores das demais cidades da região devem acionar a Secretaria de Saúde de seu município, esta deve encaminhar solicitação ao Departamento de Regulação e Controle (DRC) da Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Campos. Mais informações pelo telefone (12) 3919-3202.
 
Cidades beneficiadas: Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos Do Jordão, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Igaratá, Ilha Bela, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade Da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Redenção Da Serra, Roseira, Santa Branca, Santo Antônio Do Pinhal, São Bento Do Sapucaí, São José Do Barreiro, São José Dos Campos, São Luiz Do Paraitinga, São Sebastião, Silveiras, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.
 
Serviço: 
Dispensação de OPM’s (órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção) gratuitamente via SUS
Centro de Reabilitação do Próvisão – Av. Andrômeda, 3.061 – Bosque dos Eucaliptos/São José dos Campos
(12) 3919-3202. 
 

*Informações do Próvisão