Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

A Santa Casa de São Carlos apresenta balanço de 2014 aos vereadores
13/04/2015

Reunião contou com a presença de 13 parlamentares; eles tiveram acesso aos dados contábeis da instit
Dentro da plataforma de transparência no gasto com dinheiro público, a Mesa Administrativa da Santa Casa de São Carlos apresentou ao grupo de vereadores da cidade, o balanço contábil de 2014 com os números que quantificam os investimentos e o custo do hospital na atenção à saúde. 
 
O foco principal foi o atendimento feito com verba destinada através do Sistema Único de Saúde (SUS). Compareceram 13 vereadores que na ocasião tiveram a oportunidade de esclarecer pontos sobre o investimento que vem sendo realizado na Santa Casa o os serviços prestados à sociedade.
 
O provedor Antônio Valério Morillas Júnior, ao lado de membros da Mesa Administrativa, apresentou as projeções de investimento que o hospital irá realizar no próximo biênio. Na avaliação de Morillas, o resultado obtido de 2013 até o momento indicam que “estamos no caminho certo”.
 
Ele ressaltou o ganho conquistado com a nova Unidade Administrativa Conde do Pinhal que foi inaugurada em dezembro passado que abriga aproximadamente 50 pessoas. “Abrimos uma ala administrativa nova para ganharmos espaço dentro do hospital na perspectiva de ampliarmos o atendimento direcionado à saúde com, a possibilidade de criarmos novos leitos”, relatou Morillas.
 
Outro ponto elencado por ele foi a ampliação de mais dez leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI- Adulto) e mais dez leitos na UTI Infantil e Neonatal. Esses projetos já estão em execução. Ressaltou ainda a aquisição do Acelerador Linear UNIQUE, equipamento de ponta que auxilia no tratamento do câncer, inaugurado em janeiro.
 
Já em 9 de maio a Santa Casa inaugura a Unidade de Terapia Fotodinâmica, com tecnologia desenvolvida pela equipe do professor Vanderlei Salvador Bagnato da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos.  O espaço será dedicado a tratamentos oncológicos semelhante ao que já existem em Jaú (SP). “Estamos investindo nesse segmento oncológico na tentativa de transformar a Santa Casa em referência estadual no combate ao câncer”, salientou.
 
O diretor superintendente da Santa Casa, Gilberto Brina, explanou sobre as contas da Santa Casa e na demonstração apresentada por ele, o hospital atingiu um equilíbrio financeiro. Essa estabilidade se dá pelos convênios realizados com os governos federal e estadual com a inclusão do hospital nas redes de Urgência e Emergência e Estruturante, respectivamente.
“Com essa verba que gira em torno de R$ 1,7 milhões mês, nós estamos sanando o défice gerado pelo atendimento SUS. Como a tabela SUS é abaixo do valor do custo, o hospital tem de recorrer a convênios e emendas parlamentares para suprir a deficiência de aproximadamente R$ 6 milhões ano, no tratamento via SUS.
 
Na avaliação do vereador e presente da Câmara Luiz Carlos Fernandes da Cruz, o Lucão, a transparência no gasto do dinheiro público apresentado pela Santa Casa fortifica o laço com os vereadores. “Esses dados mostram como a entidade é confiável e sinaliza de forma positiva para que os vereadores possam trazer novas verbas, através de emendas parlamentares, para os investimentos em prol da saúde”, afirmou.
 
Durante a explicação os vereadores trouxeram perguntas que foram respondidas por Brina. Entre elas a verba para a reforma da Maternidade e do Pronto Socorro. “Estamos aguardando a sinalização do governo federal para encaminharmos o projeto de reforma desses dois espaços”, ressaltou.
 
Outro esclarecimento foi sobre a implantação do protocolo Manchester, que é usado internacionalmente por ter comprovação científica, pretende assegurar que a atenção médica ocorra com a urgência da gravidade clínica apresentada pelo paciente, e não mais pela ordem de chegada no hospital. 
 
O novo sistema, que entra em atividade neste sábado, 11, utilizará pulseiras em cores com uma escala de gravidade do caso. O paciente é classificado em uma das cinco prioridades por número, nome e cor para chegar a observação médica inicial.
 

*Informações da Santa Casa de São Carlos