Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SUPERINTENDENTE DA SANTA CASA DE SÃO CARLOS APRESENTA DIAGNÓSTICO DA CULTURA ORGANIZACIONAL NA FEHOSP
07/05/2019

O médico e diretor superintendente da Santa Casa de São Carlos, Daniel Bonini, participa do congresso da Fehosp (Federação das Santas Casa e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), nessa terça-feira, 23, em Atibaia (SP) no qual irá apresentar a conferência “Diagnóstico da Cultura Organizacional: o autoconhecimento como motivador para os processos de transformação do negócio hospitalar”.

Toda instituição tem um universo próprio, com hábitos, crenças, valores, atitudes, normas, linguagens e uma dinâmica única, que determina o comportamento dos funcionários. A esse conjunto de características exclusivas, dá-se o nome de cultura organizacional.

A proposta é apresentar a importância da cultura organizacional na performance dos hospitais, compartilhar os aprendizados com a evolução da Santa Casa e contribuir para a melhoria dos resultados de outros hospitais beneficentes.

Na avaliação do diretor superintendente do hospital, tradicionalmente as Santas Casas tendem a não prestar a devida atenção para a qualidade de sua cultura organizacional.  Ele avalia como um elemento importantes, já que ajuda resolver os problemas do dia a dia e a entregar o valor que os pacientes esperam”.

E o superintendente ainda completa: “hoje temos um grande desafio que é contribuir com a evolução cultural da Santa Casa. Precisamos engajar os gestores e os colaboradores na construção de um hospital cada vez mais forte e vibrante”.

O trabalho busca um equilíbrio entre a cultura de colaboração, humanização e foco no paciente, capaz de entregar processos ainda mais confiáveis, estáveis e seguros. “É o que alicerçará a Santa Casa para se projetar no futuro”.

No congresso da Fehosp, prospecta o superintendente, a Santa Casa poderá apresentar e debater o avanço dos projetos, inspirando uma nova forma de trabalhar nos hospitais. Busca-se dessa maneira trabalhar com projetos e iniciativas, que geram resultados e impacto positivos para pacientes, médicos, colaboradores, parceiros e a sociedade.

Bonini avalia o trabalho é longo, demanda o esforço e comprometimento de todos com uma jornada de evolução. “A proposta é resgatar o propósito maior das Santas Casas que é cuidar das pessoas para que elas possam desfrutar as coisas boas da vida”.


Fonte: Jornal São Carlos Agora