Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTA CASA É ACREDITADA PELA ONA
09/05/2019

A Santa Casa de Ribeirão Preto conquistou a Acreditação pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), por atender aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

O hospital foi avaliado pela Instituição Acreditadora Credenciada IBES (Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde), os avaliadores apontaram a evolução da Santa Casa em busca da melhoria nos processos assistenciais e o cumprimento dos requisitos necessários para se tornar acreditado.

Para isto, a instituição adotou um novo modelo de gestão, onde os talentos e a reformulação estratégica interna foram priorizados.

Segundo o Provedor da Santa Casa, Amauri Elias Calil, as ações administrativas foram fundamentais para este processo, com o incremento de receitas, controle de gastos, investimentos em negócios rentáveis, renegociação de contratos e acerto de dívidas acumuladas e melhoria em todo o processo de assistência.

“A acreditação reforça o compromisso do hospital com a segurança nos processos administrativos e de assistência, e o aprimoramento contínuo da qualificação de pessoas e dos demais procedimentos, como resultado o atendimento de excelência e a segurança do paciente”, reforça Calil.

Durante todo o processo de acreditação, o hospital passou por diagnóstico organizacional, auditorias internas e fez as adequações necessárias para cumprir os requisitos da Acreditação da ONA. O comprometimento das equipes foi fundamental para a conquista da certificação que tem a validade de dois anos.

A Acreditação possibilita a melhoria contínua na segurança do paciente e potencializa os resultados assistenciais, com a diminuição de retrabalho, redução de custos, integração entre os setores e processos, padronização e controle dos processos, compromisso com resultados, visibilidade no mercado, diferencial competitivo, identificação de riscos e oportunidades e credibilidade.

Segundo dados da ONA, no Brasil apenas 329 hospitais são acreditados. Isso reforça a importância da certificação para a Santa Casa de Ribeirão Preto, a Instituição centenária destina mais de 60% do seu atendimento aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) e busca a cada dia melhorar a assistência e o atendimento prestado.

 

O que é ONA?

A organização certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, tendo como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de avaliação atende a padrões internacionais de qualidade e segurança. O manual de acreditação ONA é reconhecido pela ISQua (Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde, na sigla em inglês), instituição parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que tem entre seus membros especialistas e organizações de saúde de mais de 100 países.

 

Dados Santa Casa de Ribeirão Preto

Atualmente o hospital possui 254 leitos, mais de 400 médicos no corpo clínico, 250 médicos residentes e estagiários, realiza mais de 800 cirurgias por mês, mais de 17 mil atendimentos, 1500 atendimentos na Unidade de Urgência e Emergência e conta com mais de 1000 funcionários.

A Santa Casa é responsável ainda por mais de 50% dos atendimentos de Urgência e Emergência do munícipio e região. Outro destaque é o importante centro formador, o Hospital de Ensino e Pesquisa possui 15 programas de residência médica credenciados, além de especializações, formando anualmente centenas de médicos.

A Santa Casa é também o hospital-escola do Centro Universitário Barão de Mauá, recebendo os alunos de medicina, enfermagem, psicologia e fisioterapia.


Fonte: Imprensa Santa Casa de Ribeirão Preto