Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

1º Simpósio de Fisioterapia do Hospital da Criança e Maternidade é um sucesso e reúne cerca de 200 profissionais do Estado de São Paulo
14/04/2015

Neste final de semana, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) realizou seu 1º Simpósio de Fisioterapia, tendo pleno êxito em seu objetivo: trazer para a região as últimas novidades no tratamento de bebês, crianças, gestantes e mães pós-parto. Nos dois dias, reuniram-se cerca de 200 fisioterapeutas não só do Noroeste do Estado, mas também de outras regiões do interior paulista e até de outros Estados, que lotaram o Anfiteatro Fleury, da Famerp – Faculdade de Medicina e Enfermagem de Rio Preto.  
 
Em nome da comissão organizadora, o fisioterapeuta Alexandre Troncoso destacou o sucesso desta primeira edição. “A equipe de 17 fisioterapeutas do HCM está muito feliz pelo êxito do evento e poder proporcionar aos colegas a troca de conhecimentos e experiências”, declarou.
 
A abertura do Simpósio contou com a presença do diretor-executivo da Funfarme, Dr. Horácio José Ramalho, do vice-diretor geral da Famerp, Dr. Francisco Cury, da gerente administrativa do HCM, Gianna Franco Barêa Matheus, e da chefe do Serviço de Fisioterapia da Funfarme/Famerp, Laís Helena Carvalho Marino.
Dr. Horácio destacou a iniciativa da equipe de fisioterapia da Funfarme de promover o Simpósio, em particular, no momento em que os problemas da Saúde se agravam. “Este evento demonstra que existem muitos profissionais sérios, comprometidos com a melhoria da saúde”, declarou o diretor-executivo da Funfarme.
 
No contexto da saúde, Dr. Francisco Cury destacou a importância da atuação dos fisioterapeutas no hospital. “Vocês exercem um papel fundamental para a recuperação do paciente, inclusive reduzindo seu tempo de internação, e para a garantia da qualidade de vida do mesmo”, afirmou o vice-diretor geral da Famerp. 
 
Os estudos confirmam que sessões de fisioterapia e a presença destes profissionais em tempo integral nos hospitais abreviam em até 40% o tempo de permanência do paciente internado em UTI. Há redução importante também em vários outros casos de internação hospitalar. 
 
Este foi um dos temas abordados no 1º Simpósio, que também teve entre tratamentos e técnicas abordados por fisioterapeutas do HCM e de outras instituições do Estado estão:
 
- Análise da tomografia de tórax para fisioterapeutas 
- Estratégia Ventilatória e Abordagem Fisioterapêutica 
- ECMO (Oxigenação por membrana extracorpórea) na insuficiência respiratória 
- Cuidado individualizado ao recém-nascido na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal 
- Ventilação mecânica não invasiva em Pediatria e Neonatologia 
- Atuação fisioterapêutica na fibrose cística 
- Particularidades da ventilação mecânica em Cardiopatia Congênita 
- Monitorização ventilatória 
- Atuação fisioterapêutica em Ginecologia e obstetrícia hospitalar 
 

*Informações da Funfarme