INSTITUTO DO CÂNCER É INAUGURADO EM DRACENA
10/06/2019
Várias autoridades presentastes de segmentos (Adec, Avapac entre outros) e membros da irmandade participaram do evento, entre eles, o deputado estadual Reinaldo Alguz, deputado federal Enrio Misasi, prefeito Juliano Bertolini, vice-prefeito Moisés Antonio de Lima, presidente da Câmera Municipal Milton Polon, provedor da Santa Casa Altamir Alves dos Santos, vereadores é demais convidados. O Instituto do Câncer Brasil já possui unidade em Três Lagoas e em outros sete municípios.
De acordo com o médico oncologista clínico é sócio proprietário do ICB, Dr. Bruno Filardi, a estrutura física já está pronta para realizar qualquer tipo de tratamento quimioterápico, imunobiológico ou imunoterápico, ou seja, poderão ser atendidos pacientes com todos os tipos de câncer e doenças inflamatórias, como: colite, Crohn e artrite reumatoide. O atendimento ao paciente SUS ainda depende de protocolos e questões políticas.
O médico oncologista ressaltou o comprimento das rigorosas exigências da Anvisa e explicou que o tratamento engloba três pilares: oncologista clinico (consulta e acompanhamento), cirúrgico (quando destacou à competência do Corpo Clínico da Santa Casa de Dracena para a realização das cirurgias) e radioterápico e oncológico (a radioterapia demanda curto espaço de tempo e quando necessária será realizada em unidade mais próxima da cidade) e parte oncológica será feita no instituto.
Em Dracena o instituto oncológico tem a capacidade de atender entre 60 e 70 pacientes em tratamento, com espaço para ampliação necessário.
Santa Casa de Dracena