Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTA CASA DE JAHU: OS PERIGOS DA HEPATITE C
12/06/2019

Foto: Luiz Carlos de Oliveira

A Santa Casa de Jahu chama a atenção para uma doença perigosa, que pode ser tratada, ao ser diagnosticada através de um exame rápido. Trata-se da Hepatite C, que costuma ser silenciosa e, no seu estágio mais avançado, pode levar o paciente a um quadro de cirrose hepática, câncer e até ser fatal. Estima-se que seis milhões de brasileiros estão infectados com os tipos B ou C, e não sabem. Uma campanha está prevista para o final de julho, com objetivo de diagnosticar possíveis casos, de forma gratuita.

De acordo com o médico infectologista e presidente da Comissão de Controle da Infecção Hospitalar da Santa Casa (CCIH), Dr. Daniel Márcio Elias de Oliveira, a Hepatite C é causada por um vírus que tem ação no organismo, principalmente no fígado, e que normalmente é contraído através do sangue de outra pessoa contaminada. Hoje a transmissão do vírus pode ocorrer através de materiais cortantes, compartilhamento de agulhas e seringas , também da mãe para o bebê na gravidez e, em menor proporção, através de relação sexual desprotegida.

O infectologista explica que a hepatite C é perigosa porque não apresenta sintomas, na maioria dos casos. "A pessoa só vai descobrir quando apresentar alguma alteração da função hepática, e aí na investigação vem o resultado positivo para o Vírus C”, afirma. Entre aqueles que contrairam a doença, aproximadamente 15 por cento conseguem cura na fase aguda (primeiros 6 meses). Cerca de 85% desenvolvem doença crônica, das quais quase um terço evolui para cirrose e, a longo prazo, para um hepatocarcinoma (câncer de fígado). 

A boa notícia é que, atualmente, a doença tem cura. Nos últimos anos houve uma revolução no tratamento com medicamentos de ação direta (anti-virais), com taxa de resposta positiva muito alta, chegando a 100%, principalmente nos estágios iniciais. A Santa Casa está preparando uma campanha com exames rápidos gratuitos, junto ao Rotary Clube de Jahu, para os dias 24 e 25 de Julho. Em breve mais informações e detalhes sobre essa campanha.


Comunicação da Santa Casa de Jahu