Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

INVESTIGAÇÃO DA PF APONTA DESVIO DE MEDICAMENTOS DA SANTA CASA DE SP
17/07/2019

A Polícia Federal prendeu uma quadrilha nesta terça-feira (15) por desvio de medicamentosda Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Duas pessoas são consideradas foragidas. De acordo com a polícia, funcionários retiravam os remédios do hospital e vendiam na internet.

As investigações começaram a partir de uma troca de informações entre a agência norte-americana de Combate às Drogas e a Polícia Federal brasileira sobre três encomendas com ampolas de um remédio controlado e que é comumente usado em mistura de drogas, o Fentanil. As encomendas seriam enviadas de Florianópolis para Miami entre os meses de setembro e outubro de 2018.

O analgésico é cem vezes mais forte do que a morfina e é usado pelo tráfico de drogas para potencializar os efeitos da cocaína e da heroína. Na análise da origem das ampolas, a polícia identificou que algumas pertenciam à Santa Casa e que três pessoas que trabalhavam no hospital estavam envolvidas no desvio.

Uma pessoa foi presa no litoral e duas na capital paulista: uma dentro de casa e outra no Hospital Albert Einsten.

"Especificamente, um auxiliar de enfermagem e dois auxiliares de almoxarifado acabavam desviando várias substâncias controladas e vendiam no mercado paralelo tanto para traficantes quanto em sites", explicou o delegado Nelson Luis Napp.

Além da venda pela internet, um dos investigados importava o Fentanil da China para o Brasil em nome de terceiros e um funcionário de uma empresa de logística era o responsável por receber as encomendas no Brasil.

Em nota, a Santa Casa afirmou que foi surpreendida com a operação e que abriu uma sindicância interna para apurar os fatos. O Hospital Albert Einsten disse que forneceu as informações às autoridades e que vai colaborar com as investigações. A Fedex Express afirmou que acompanha o caso de perto.


Fonte: SP1 — São Paulo