Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

FEHOSP APÓIA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA
17/07/2019

A FEHOSP - FEDERAÇÃO DAS SANTAS CASAS E HOSPITAIS BENEFICENTES DO ESTADO DE SÃO PAULO, representa os hospitais que respondem por mais de 52% de todos os atendimentos pelo SUS no Estado. Na Oncologia, esses atendimentos chegam a cerca de 75%.

Mais: dos 645 municípios do Estado de São Paulo, 267 não possuem leitos públicos ou privados, só filantrópicos.

Essa assistência à população paulista é exercida pelas entidades filiadas à federação recebendo repasses do SUS em valores defasados e que vêm colocando nos últimos anos nossos hospitais em situação financeira delicada, levando até mesmo alguns ao encerramento das suas atividades.

A FEHOSP entende que grande parte dessas dificuldades financeiras é derivada da falta de recursos do Governo Federal, em decorrência do seu desequilíbrio fiscal, em uma crise de dimensões sem precedentes.

Paralelamente à essa defasagem financeira, corroem o sistema previdenciário brasileiro a desproporção no pagamento das aposentadorias entre os sistemas público e privado, e a inexistência de idade mínima para entrar no sistema de aposentadoria.

Essa situação ainda é agravada pelo acentuado envelhecimento da população, que comprometerá, já no médio prazo, a composição etária entre os contribuintes e os beneficiários do sistema.

Considerando esse conjunto de fatores, a FEHOSP entende que é URGENTE e INADIÁVEL a REFORMA da PREVIDÊNCIA, conforme os termos da projeto aprovado em 1º turno na Câmara dos Deputados. Se não ocorrer, a progressão desses desequilíbrios levará o país a um quadro de instabilidade institucional, e ao agravamento da aguda crise social a proporções inimagináveis.

Não há solução alternativa para esse problema. 

Essa reforma proporcionará ao país no médio e longo prazos, a retomada de sua saúde fiscal com possibilidades concretas do Estado brasileiro recuperar seus investimentos nas áreas sociais hoje muito carentes. 

Destacamos nesse panorama, o resgate necessário e inadiável dos investimentos em saúde, em todos os níveis, desde a atenção primária até a média e alta complexidades.

Nossos hospitais anseiam por essa solução. A população paulista espera que os Poderes Legislativo e Executivo, assumam uma posição de enfrentamento dessa crise com a grandeza que ela requer.

FEHOSP - FEDERAÇÃO DAS SANTAS CASAS E HOSPITAIS BENEFICENTES DO ESTADO DE SÃO PAULO

 


FEHOSP