Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTA CASA SAÚDE PARTICIPA DO AGOSTO DOURADO
05/08/2019

O ato de amamentar reduz em 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos e para reforçar a importância do aleitamento materno, a Santa Casa de Piracicaba e o Santa Casa Saúde participam da Semana do Aleitamento Materno em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde para reforçar o trabalho que é feito continuamente dentro da Instituição. Os eventos acontecem nos dias 6,7 e 8 na cidade. 

Na próxima terça-feira (6), profissionais do Santa Casa Saúde e da Santa Casa participam do “MamAção", às 13h, na Estação da Paulista, acolhendo os usuários do Hospital e do Plano em nome da Irmandade. Neste dia, o evento será oficialmente aberto por autoridades e representantes de cada Instituição de saúde do município.

A Santa Casa estará representada pelo diretor técnico e superintendente do Plano, Ruy Nogueira, que fará uso da palavra durante a abertura da Campanha, que este ano tem como tema  "Empoderar as Famílias para Facilitar a Amamentação”

“Após a abertura oficial, as mães participantes amamentarão seus bebês ao mesmo tempo. Ao final elas soltarão balões dourados simbolizando a campanha Agosto Dourado caracterizando o Mamação”, explica a coordenadora de enfermagem do Saúde Inteligente, Terezinha Carvalho.

Ao todo 170 países se mobilizam para este evento, em que mães com seus bebês são convidados a se reunirem para amamentar, enquanto compartilham e trocam experiências com outras pessoas presentes. “É uma forma de promover a amamentação, conceder apoio psicológico e fortalecer a relação que existe entre os profissionais e familiares, e reforçar que a amamentação é um direito e que elas podem amamentar a qualquer momento e em qualquer lugar”, ressalta Terezinha ao informar ainda que no dia 6, o Santa Casa Saúde estará na Estação da Paulista para oferecer orientações e apoio às mães.

Na quarta-feira (7), a Santa Casa e o Santa Casa Saúde participam de Simpósio no Salão Nobre da FOP/Unicamp, às 14h. O evento é direcionado a profissional da saúde e apoiadores da amamentação, com palestra ministrada o médico especialista em amamentação  e medicina preventiva e social Marcus Renato de Carvalho.

Na quinta-feira (8), será realizado Simpósio na APM (Associação Paulista de Medicina), a partir das 18h30 com wokshop e mesa redonda para discutir assuntos que envolvem a amamentação e aleitamento materno. Neste dia, serão realizadas trocas de experiências de todas as instituições participantes, no sentido de padronizar o atendimento em todas as unidades de saúde do município.

“A intenção para esta semana é que aconteça como em 2018, quando toda a programação do município foi unificada em uma única divulgação, dando maior evidência às ações desenvolvidas por cada setor, no sentido de fortalecer a participação tanto da população como dos profissionais da saúde”, salienta Terezinha que revela ainda que durante a “MamAção” haverá a participação de mais de 300 mães com seus bebês.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a amamentação de todos os bebês nos primeiros dois anos pode salvar a vida de mais de 820 mil crianças com menos de cinco anos todos os anos. O órgão também pontua que o ato promove maior vínculo entre mãe e bebê, melhora o QI, o desempenho e a frequência escolar, além de estar associada a rendas mais altas na vida adulta e também reduzir o risco de câncer de mama nas mães. 


Fonte: Comunicação Santa Casa de Piracicaba