Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

ANAHP PARTICIPA DA ABERTURA DO CONGRESSO NACIONAL DAS SANTAS CASAS E HOSPITAIS FILANTRÓPICOS
15/08/2019

O diretor-executivo da Anahp, Marco Aurélio Ferreira, participou da abertura do 29º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, que teve como tema principal “Rede Filantrópica: Reconstruindo a Saúde com o Brasil”. Na ocasião, Marco Aurélio representou o Presidente do Conselho de Administração da Anahp, Eduardo Amaro.

A mesa de abertura do Congresso contou com a participação de Luiz Henrique Mandetta, Ministro da Saúde; Osnei Okumoto, Secretário de Saúde do Distrito Federal; deputado Antônio Brito, Presidente da Comissão de Seguridade Social e Família; Edson Rogatti, Presidente da Confederação Nacional de Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas – CMB; Breno Figueiredo, Presidente da Confederação Nacional de Saúde – CNSaúde e Adelvânio Morato, Presidente da Federação Brasileira de Hospitais – FBH.

Na ocasião, o Ministro da Saúde ressaltou a importância das Santas Casas e hospitais filantrópicos para o Sistema Único de Saúde e para população brasileira.  Ressaltou a relevância do tema que será abordado pelo Congresso e que reconstruir a saúde com o Brasil tem sido o foco do Ministério da Saúde e do Governo Bolsonaro. Mandetta reafirmou sua preocupação e compromisso com a saúde ao dizer que é preciso fazer mais pela saúde, investir em gestão clínica, valorizar o médico e medir as reformas dos CTI’s (Centro de Terapia Intensiva). Destacou, ainda, que pretende reconstruir a saúde do Brasil com a ajuda das Santas Casas e hospitais filantrópicos.

Anahp se reúne com a deputada Adriana Ventura

O diretor-executivo da Anahp, Marco Aurélio Ferreira, reuniu-se ontem (13) com a deputada Adriana Ventura (Novo/SP) para apresentação institucional da Anahp e aproximação. A deputada é membro da Comissão de Seguridade Social e Família – CSSF da Câmara dos Deputados, comissão responsável pela deliberação e discussão das matérias inerentes ao setor de saúde.

Na ocasião, Marco Aurélio colocou a entidade à disposição da deputada para subsidiá-la de informações do setor hospitalar e contribuir com o aprimoramento de projetos de leis e regulações do setor de saúde. Informou à Adriana Ventura que na CSSF há diversas proposições em tramitação de interesse do setor hospitalar e que precisaremos de seu apoio para discussão e deliberação das matérias. Informou, ainda, que a Anahp por meio de um de seus pilares e atuação na busca de uma assistência com maior qualidade e eficiência possibilitará hospitais não associados a integrarem o Sistema de Indicadores Hospitalares Anahp – Sinha e o Programa de Desfechos da Associação no intuito de contribuir com a melhoria do sistema de saúde como um todo.

A deputada demonstrou muita receptividade aos pleitos do setor de saúde e colocou seu gabinete à disposição da Anahp.

Anahp participa de Workshop para discutir a Reforma Tributária

Marco Aurélio Ferreira participou do Workshop realizado pela Confederação Nacional de Saúde – CNSaúde com apoio da Anahp, FBH e CMB para discussão das propostas da Reforma Tributária que estão em tramitação no Congresso Nacional, no intuito de levantar os impactos para os prestadores de saúde. O workshop contou com a presença do deputado Eduardo Costa – PTB/PA e sua assessoria legislativa. Estiveram presentes diversas entidades de saúde e tributaristas com interesse na matéria.

Durante a discussão das Propostas de Emendas à Constituição – PEC que estão sendo discutidas na Câmara dos Deputados (PEC 45/2009) e Senado Federal (PEC 100/2019), Marco Aurélio Ferreira ressaltou a importância da discussão da matéria já que ambas propostas apresentadas trazem um impacto fiscal significativo para o setor hospitalar. Destacou um estudo elaborado pelo Núcleo de Estudos e Análise – NEA da Anahp que demonstra que o setor de saúde é um dos responsáveis pela geração de empregos no país. Em 2019 o setor de saúde criou 109 mil empregos e que, somente, os hospitais criaram 52 mil postos de trabalho. Também defendeu a desoneração da folha de pagamento para o setor hospitalar já que é um dos setores que mais contribuem com o crescimento do país.

Anahp convida o Ministro da Saúde para Conahp

Marco Aurélio se reuniu com Alex Machado, Chefe de Gabinete do Ministro da Saúde, para convidar Luiz Henrique Mandetta, Ministro da Saúde, para participar do encerramento do Congresso Nacional de Hospitais Privados – Conahp 2019.

Na ocasião, Marco Aurélio ressaltou a importância do Conahp, informou que o evento será realizado em novembro, no Transamérica Expocenter em São Paulo e que terá como tema discutir a Saúde Baseada em Valor: o papel do hospital como integrador do sistema. O Congresso tem por objetivo reunir mais de 4000 participantes entre líderes dos hospitais associados, representantes e entidades governamentais, além de palestrantes nacionais e internacionais.

Alex Machado informou que será uma honra para o Ministro Mandetta participar do evento e que será pré-agendado para reservar a data na agenda. No entanto, devido à volatilidade da agenda com compromissos extemporâneos com o Presidente da República, a confirmação só poderá ser realizada na proximidade da data de participação. No entanto, informou que permanecerá em contato com a Anahp para construirmos a ida do Ministro ao evento.

Reuniões com Parlamentares

Marco Aurélio Ferreira também aproveitou sua ida à Brasília para visitar parlamentares para discutir questões inerentes ao setor de saúde.

Reuniu-se com o deputado Filipe Barros – PSL/PR para tratar do convite ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, para participar da abertura do Conahp. O deputado Filipe Barros, que é vice-líder do partido do Presidente, Partido Social Liberal – PSL, solicitará audiência com o Presidente da República para entrega do convite. Marco Aurélio também se reuniu com os deputados Antônio Brito, Presidente da CSSF, Pedro Westphalen, Luiz Antônio Teixeira Junior e Darcísio Perondi para solicitar a subscrição do ofício ao Presidente que solicitará a audiência. Em reunião com o deputado Pedro Westphalen, Marco Aurélio discutiu a situação financeira e fiscal dos hospitais e destacou a importância dessa questão na Reforma Tributária.


Fonte: ANAHP