Humanização realiza projeto \"Ligando Corações\"
23/04/2015
O Centro Integrado de Humanização tem como propósito criar ações estratégicas para melhorar o atendimento SUS dentro do hospital, além de realizar atividades em prol da qualidade do trabalho dos colaboradores. E o projeto Ligação Corações, faz parte de mais esta ação, cujo objetivo é instigar a mudança de cultura, aperfeiçoar um novo padrão de comunicação, participação e integração de todos os envolvidos da Santa Casa.
Normalmente, após a alta hospitalar, o paciente não se reconhece como parte do hospital, situação contrária à instituição, que com um contato telefônico almeja estabelecer a continuidade da relação, cuidado e consideração com os que passaram pela Santa Casa.
Em exercício desde dezembro do ano passado, o Ligando Corações, já comunicou-se com diversos pacientes, a ideia é ligar para os que estiveram internados no hospital durante cinco dias ou mais, para saber como está o atual estado de saúde.
As ligações estão sendo realizadas pela coordenadora dos voluntários da AVOSC, Aparecida da Cruz Garcia, que em quatro meses já percebeu a importância deste contato. “Quando eu ligo para os pacientes vejo o quanto eles se sentem valorizados, eles percebem o quanto a entidade está preocupada com o bem estar deles. Esta ação de humanização é essencial para aproximação dos pacientes que ficaram internados durante um período longo”, destacou a coordenadora.
Por meio do telefonema são feitas orientações de acordo com o estado de saúde de cada pessoa, sempre perguntando se está melhor e caso não estiver às pessoas são orientadas a procurarem o posto de saúde ou o hospital novamente. “Todas as pessoas que liguei gostaram e acharam bacana este projeto, alguns dão sugestões e ideias de melhorias. Quando ligo para as puérperas, sempre dou algum tipo de orientação de amamentação, falo do nosso Banco de Leite, e percebo o interesse das mães em querer ajudar”, finalizou Aparecida.
*Informações da Santa Casa de Jales