Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTAS CASAS REFORÇAM PLEITOS NO 2º FÓRUM SOMOS SUSTENTÁVEIS
12/11/2019

No próximo dia 18, representantes de hospitais filantrópicos de todo o Estado se reunirão no 2º Fórum Somos SUStentáveis, no Centro de Convenções Rebouças, para mostrarem a necessidade de ampliação do programa estadual Santas Casas Sustentáveis, que traz auxílio financeiro às instituições. A eficiência da iniciativa será evidenciada em apresentações de hospitais que integram a ação e que, por meio dela, conseguiram aprimorar o atendimento à população, mesmo com as dificuldades econômicas do setor. São esperadas 600 pessoas, entre provedores, presidentes, diretores, administradores e gerentes hospitalares, coordenadores de área, além de autoridades de governo, como o secretário de Saúde do Estado, José Henrique Germann Ferreira.

O Fórum é realizado pela Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), que tem atuado intensamente junto ao Legislativo e Executivo estadual, em pleito pela atualização dos valores do Programa Santas Casas Sustentáveis e para que a iniciativa contemple novos hospitais, principalmente os de menor porte, que sofrem ainda mais com a falta de recursos. Para isso, pedem o acréscimo de 0,6% ao orçamento destinado à Saúde em 2020, para encaminhamento exclusivo à ação.

No Estado de São Paulo, das 612 instituições que prestam serviço ao SUS (Sistema Único de Saúde), 362 são filantrópicas, segundo o DataSUS. Ou seja, quase 60% do atendimento público depende dessas entidades, sendo que há municípios onde a assistência hospitalar é realizada exclusivamente por essas unidades. Apesar da magnitude do serviço prestado, a tabela SUS não é reajustada há mais de 15 anos, colocando em risco a continuidade do trabalho das entidades.

Durante o evento, cases de hospitais inclusos no programa estarão expostos em banners, mostrando o antes e depois da integração à iniciativa. Ao final, três serão escolhidos e premiados com troféu, em reconhecimento ao resultado conquistado. As experiências apresentadas serão nas categorias Sustentabilidade, Qualificação da Gestão e Qualificação da Assistência e Segurança do Paciente.

“Nós, gestores das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, temos a obrigação de tornar público os bons resultados dessa iniciativa governamental, bem sucedida em meio a tantas más notícias nessa área e, através desse êxito, mostrar o quão importante o programa é para o setor e a necessidade de que ele atinja mais unidades”, fala o diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti. 

Programação:
  • 8h30 – Abertura com o Diretor presidente da Fehosp, Edson Rogatti.
  • 9h às 10h – Palestra “A saúde tem cura”, com o superintendente do IAMSPE (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual), Wilson Pollara.
  • 10h30 – Palestra “Desempenho dos hospitais SUStentáveis: pontos que avançaram e a expectativa de outras melhorias”, com o coordenador de Regiões de Saúde do Estado de São Paulo, Osmar Mikio Moriwaki.
  • 11h30 às 12h30 – Palestra “Os desafios dos Indicadores”, com a coordenadora do grupo técnico da regulação da Secretaria de Estado da Saúde, Sônia Aparecida Alves.
  • 13h30 – Cases Qualidade da Gestão (3 selecionados, com apresentação de 20 minutos cada).
  • 14h30 – Cases Qualificação da Assistência e Segurança do Paciente (3 selecionados, com apresentação de 20 minutos cada)
  • 15h30 – Cases Sustentabilidade (3 selecionados, com apresentação de 20 minutos cada)
  • 16h30 – Premiação e encerramento com a participação de autoridades.
Serviço:
2º Fórum Somos SUStentáveis
Data: 18 de novembro (segunda-feira)
Horário: das 9h às 17h
Local: Centro de Convenções Rebouças (Avenida Rebouças, 600, Pinheiros)
Informações pelo site http://eventosfehosp.com.br/sustentaveis/

 

 

 


Fonte: Medicina S/A