Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTOS INAUGURA UNIDADE DE CUIDADOS PROLONGADOS LIGADA AO SUS
04/02/2020

Primeira Unidade de Cuidados Prolongados (UCP) ligada ao SUS na Baixada Santista funciona na Sociedade Portuguesa de Beneficência.

Pacientes com necessidade de reabilitação podem buscar atendimento em uma Unidade de Cuidados Prolongados (UCP), que foi inaugurada em Santos, no litoral de São Paulo. De acordo com a Prefeitura de Santos, essa é a primeira unidade do tipo ligada à rede do Sistema Único de Saúde (SUS) na Baixada Santista.

Segundo a administração municipal, a UCP foi construída nas dependências da Sociedade Portuguesa de Beneficência, localizada na Avenida Bernardino de Campos, 47, no bairro Vila Belmiro. O local foi inaugurado na última sexta-feira (31).

O espaço possui 25 leitos para o atendimento de pacientes em reabilitação ou adaptação em caso de sequelas de doenças e processos clínicos, cirúrgicos ou traumatológicos. Na unidade, a equipe auxiliará na recuperação de pessoas com perda de autonomia, como no caso de usuários de suporte respiratório, portadores de sonda ou dreno, pacientes em reabilitação motora e com necessidade de curativos em úlceras, dentre outras condições.

Em caso da necessidade de atendimento na UCP, o encaminhamento de pacientes será realizado pela Central de Regulação da Prefeitura de Santos, mediante a solicitação de serviços de saúde de hospitais, unidades de pronto atendimento (UPAs) e do Serviço de Atenção Domiciliar


Fonte: G1