Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

PRESTES A COMPLETAR 114 ANOS, HOSPITAL SANTA CATARINA AMPLIA E MODERNIZA CENTRO CIRÚRGICO
06/02/2020

Considerado um dos símbolos da cidade de São Paulo, hospital celebra aniversário de fundação com a entrega de importante obra em suas instalações e uma taxa de conformidade de início da cirurgia no horário marcado de 80%

O Hospital Santa Catarina completa 114 anos de fundação no próximo dia 6 de fevereiro. A centenária instituição conseguiu, ao longo do tempo, aliar a tradição do legado deixado pela Congregação das Irmãs de Santa Catarina à tecnologia, e tornou-se referência em medicina.

A reestruturação do Centro Cirúrgico do hospital, deixando o espaço mais moderno e funcional, é uma dessas ações. Dividido em quatro fases, o projeto durou 18 meses até a conclusão, e foram investidos cerca de R$ 10,5 milhões. “Com isso, esperamos crescer quase 10% no volume de cirurgias em 2020, além de proporcionar mais satisfação a médicos e pacientes”, afirma Mariângela Lieto, gerente-médica do Centro Cirúrgico, Oncologia, unidades de internação clínica e cirúrgica e Centro Médico do hospital.

Ela explica que na primeira e segunda etapas da obra, concluídas no ano passado, foram entregues farmácia, área de conforto médico, vestiários, sala da família (onde os acompanhantes aguardam pelo término da cirurgia e recebem informações) e sala para treinamento em cirurgia robótica com simulador. “Além da proximidade entre os espaços, a equipe médica tem à disposição um ambiente aconchegante para aguardar entre uma cirurgia e outra. Para os familiares, há uma rápida e eficaz comunicação com os médicos”.

Também há novas acomodações para o período pré-cirúrgico. São 10 leitos individuais, todos com banheiro privativo. “É mais privacidade e conforto aos usuários, enquanto aguardam pela operação”, destaca a gerente-médica.

No começo deste ano, foi concluída a terceira etapa do projeto, com a ampliação do espaço de recuperação pós-anestésica, que também passou a ter 10 leitos. Foram abertas novas salas: a de anatomia patológica para exames de congelação e a cirúrgica, junto como a ampliação de outras duas.

No total, o Centro Cirúrgico conta com 15 salas, sendo quatro delas grandes o bastante para procedimentos de maior complexidade, como cirurgia cardíaca, neurocirurgia, cirurgia robótica e transplantes.

Por fim, em fevereiro de 2020, chegamos à conclusão da obra. A central de materiais esterilizados foi ampliada, oferecendo: nova área de limpeza e pias ergonômicas; espaço para recepção dos instrumentais e materiais esterilizáveis; vestiários novos e dois novos equipamentos (termodesinfetora e lavadora ultrassônica).

“Conseguiremos oferecer ainda mais segurança nas cirurgias, devido aos novos equipamentos e instalações, e com o aumento de salas, teremos maior disponibilidade de horários para agendar cirurgias”, explica Mariângela.

Metodologia

Além da obra, foi implantada a metodologia LEAN no Centro Cirúrgico, que possibilitou a melhoria de processos no fluxo dos pacientes, desde o agendamento da operação até a alta.

“Quando comparamos os dois últimos anos (de 2018 para 2019), tivemos um aumento de 16% do volume cirúrgico e uma taxa de conformidade de início da cirurgia no horário marcado de 80%”, destaca.

Hospital Santa Catarina

O Hospital Santa Catarina prima pela excelência no atendimento seguro e humanizado. Referência de qualidade em serviços de saúde no Brasil, atende desde pequenos procedimentos até cirurgias de alta complexidade. A instituição filantrópica é parte da Associação Congregação de Santa Catarina, uma instituição filantrópica que impacta na cadeia de valor produtivo do país e atua nos eixos da saúde, educação e assistência social, por meio de 22 Casas e cerca de 14 mil colaboradores, distribuídos em seis Estados brasileiros.

Com infraestrutura moderna, equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados, o Hospital Santa Catarina dispõe de 316 leitos, sendo 79 de UTI, distribuídos em cinco Unidades de Tratamento Intensivo (neurológica, cardiológica, pediátrica, geral e multidisciplinar), 15 salas de cirurgias, 3 salas de centro cirúrgico minimamente invasivo e pronto atendimento 24 horas.


Fonte: ANAHP