Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

CIHDOTT DA SANTA CASA DE MARÍLIA FAZ CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS DE PACIENTE DE 65 ANOS
26/02/2020

A Cihdott (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) da Santa Casa de Misericórdia de Marília fez a captação de órgãos de paciente de 65 anos na madrugada do dia 25 de fevereiro. 

“Agradecemos a família da doadora, a nossa equipe da Cihdott, médicos e profissionais da Santa Casa de Marília envolvidos no processo e as equipes do Hospital de Base de São José do Rio Preto e da OPO (Organização de Procura de Órgãos)/Famema (Faculdade de Medicina de Marília) pelo grande trabalho que desenvolveram”, disse a enfermeira coordenadora da Cihdott, Marisa Regina Stradioto.

A doação foi autorizada pelos familiares e a partir de então os procedimentos foram iniciados pelas enfermeiras da comissão Graciele Ferreira (Ala B), Érica Nunes (Pediatria) e Tabata Neves (UTI Adulto).

Com a constatação da morte encefálica da paciente, foram adotados todos os protocolos previstos pela legislação e com o apoio da OPO e da Central de Transplantes, foi realizada a captação.

Profissionais do Hospital de Base de São José do Rio Preto fizeram a retirada do fígado e dos dois rins e as enfermeiras da Cihdott procederam com a enucleação - retirada do globo ocular para posterior extração das córneas para doação.

“As profissionais da Cihdott receberam treinamento e são qualificadas, tanto na abordagem da família, quanto na manutenção do doador e nos procedimentos necessários, desde a chegada das equipes de outros hospitais que participam do processo, até o devido acondicionamento dos órgãos a serem transplantados”, explicou Stradioto.

O serviço de captação de órgãos existe na Santa Casa de Marília desde 2004. De janeiro de 2017 até a presente data, foram captados para transplantes um coração, seis pulmões, cinco fígados, dez rins e 38 córneas.

No caso do fígado, entre a retirada do órgão e o transplante para o receptor cadastrado na Central Nacional de Transplante, o intervalo precisa ser de, no máximo, 12 horas e dos rins, 48 horas. Já os globos oculares, são encaminhados ao Banco de Olhos para que seja feita a extração das córneas e posterior destinação, conforme orientação da OPC (Organização de Procura de Córneas). 


Fonte: Assessoria de Imprensa SC Marília