Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

FEHOSP DEBATE FALTA DE EPIS NOS HOSPITAIS FILANTRÓPICOS
01/04/2020

Na terça-feira, dia 31/03, o assessor jurídico da Fehosp, Tiago Farina Matos, participou de reunião por videoconferência mediada pelo Ministério Público do Trabalho com a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo, Solange Aparecida Caetano e o presidente do SINDHOSFIL/SP, Edison Ferreira da Silva. O tema da reunião foi a falta de equipamentos de proteção individual e produtos de higiene aos enfermeiros dos hospitais privados e entidades filantrópicas que trabalham no enfrentamento a Covid-19.

A Fehosp pontuou que as entidades filantrópicas estão com dificuldade para comprar os equipamentos de proteção por falta de disponibilidade no mercado ou por valores que estão superfaturados. “Neste momento, os EPIs que são básicos para os profissionais da saúde são de extrema importância no atendimento aos pacientes com o novo coronavírus. Mas, infelizmente, o mercado não está conseguindo produzir na escala que a demanda exige e o resultado é este, falta dos equipamentos e superfaturamento”, explica o Dr. Tiago Matos.

O SINDHOSFIL/SP reforçou a posição da Fehosp ao ressaltar que as entidades filantrópicas dispõem de recursos financeiros limitados, uma vez que não recebem receitas suficientes por parte dos governos municipal, estadual e federal e, por isso, tem dificuldade de adquiris os EPIs.

Desta forma, a Fehosp se comprometeu a reforçar, nas próximas reuniões diretas com os representantes da Secretaria Estadual de Saúde e aquelas intermediadas pela CMB com o Ministério da Saúde, a necessidade de destinação de recursos financeiros, bem como o fornecimento de EPIs adquiridos pelo governo, para as entidades filantrópicas. “Todos os profissionais da saúde precisam estar seguros e garantir a sua saúde para cuidar das pessoas, a falta de EPI é grave e precisa ser resolvida de maneira rápida”, pontuou o assessor jurídico.


Predicado Comunicação