Santa Casa de PP conscientiza sobre importância da lavagem das mãos
06/05/2015
A Santa Casa de Presidente Prudente realiza atividades para a conscientização do Dia Mundial de Higiene das Mãos, que é comemorado nesta terça-feira (05). A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) percorre os setores do hospital para alertar e orientar os profissionais de saúde, acompanhantes e visitantes sobre a importância da lavagem das mãos.
De acordo com o infectologista, André Luiz Pirajá da Silva médico responsável pelo CCIH da Santa Casa as mãos são o principal veículo de transmissão de vírus e bactérias. “O ato de lavar bem as mãos, embora pareça uma atividade comum do cotidiano, pode evitar uma série de doenças e infecções. Neste período do ano de temperaturas mais amenas, ajuda na prevenção de gripes, resfriados e conjuntivites”, afirmou. O infectologista enfatiza que no ambiente hospitalar os cuidados com a higienização das mãos devem ser redobrados. “Durante o trabalho, o médico examina um paciente e depois outro, se não lavar as mãos entre eles, pode levar bactérias. Costumo lembrar aos profissionais de saúde que a higienização das mãos é a mais básica, barata e segura forma para o controle da infecção hospitalar", frisa Pirajá.
Para reforçar a importância da higienização das mãos, a equipe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Santa Casa realiza uma dinâmica educativa com os colaboradores e visitantes. Na oportunidade, segundo a enfermeira Kátia Yumi Murakami é enfatizada a técnica correta de lavagem das mãos. Ao final da atividade, serão distribuídos frasquinhos de álcool em gel com o objetivo de incentivar a prática.
*Informações da Santa Casa de Presidente Prudente