Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

CARTILHA PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS AO MINISTÉRIO DA SAÚDE – 2020
18/05/2020

O Ministério da Saúde publica esta Cartilha que orienta tanto parlamentares  quanto gestores das secretarias estaduais e municipais de saúde e de instituições que prestam serviços à rede pública a como acessar os recursos federais, quais os programas e as ações  disponíveis, as modalidades de repasses e os critérios que devem ser seguidos. 

O compromisso do Ministério da Saúde é a busca por ampliar a oferta de serviços de saúde à população, garantindo assistência universal, integral e equânime. Exercendo a sua função de apoiar os estados e os municípios, anualmente, o Ministério da Saúde publica esta Cartilha que orienta tanto parlamentares quanto gestores das secretarias estaduais e municipais de saúde e de instituições que prestam serviços à rede pública a como acessar os recursos federais, quais os programas e as ações disponíveis, as modalidades de repasses e os critérios que devem ser seguidos.

O objetivo é garantir melhor planejamento de propostas na área da Saúde, com a maior transparência possível. Como no Sistema Único de Saúde (SUS) a gestão é compartilhada com os estados e os municípios, é preciso que cada um tenha condições de fazer a sua parte. Assim, as orientações presentes nesta Cartilha visam à construção de propostas alinhadas e coordenadas entre as três esferas do governo, maior rapidez na liberação dos recursos e agilidade na execução dos projetos.

Na busca por garantir a oferta de serviços e o cuidado adequado para a população, estamos todos juntos – gestores do SUS, deputados e senadores – cada um com a sua responsabilidade, mas trabalhando para fortalecer o sistema público de saúde.

Com o financiamento condizente e o atendimento eficiente e de qualidade é possível atender as demandas de cada região, com foco na promoção à saúde e na prevenção de doenças. E, assim, avançarmos na garantia de melhores serviços em todos os níveis de atenção para alcançarmos um SUS ainda melhor para os nossos cidadãos. 

Baixe aqui o material.


Fundo Nacional de Saúde