Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

CMB PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE MEDICAMENTOS SEDATIVOS E ESTOQUES
25/06/2020

Nesta quarta-feira, 24/06, o presidente da CMB, Mirocles Véras, participou de uma reunião virtual com membros da Comissão Externa do Coronavírus, formada por parlamentares, em Brasília, desde o início da pandemia. Neste encontro, o tema de debate foi o tabelamento de preços e requisição de estoques dos medicamentos sedativos, que estão em falta em diversas Santas Casas e hospitais filantrópicos de todo o País.

Diversos representantes de ministérios participaram da reunião, como o coordenador geral de análise setorial e advocacia da concorrência da Secretaria de Advocacia e Competitividade do Ministério da Economia, Andrey Vilas Boas de Freitas; o coordenador geral de estudos e monitoramento de mercado substituto da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Paulo Nei da Silva Júnior; e os representantes do Ministério da Saúde,  Alessandro Glauco dos Santos Vasconcelos, assessor geral da Secretaria executiva, e Sonia Maria Linhares de Almeida,  diretora do departamento de Assistência Farmacêutica e coordenadora substitutiva da assistência farmacêutica básica. Também estiveram no encontro, a deputada federal Soraya Manato, a subprocuradora-geral da República e também coordenadora nacional finalística do gabinete integrado de enfrentamento da pandemia da Covid-19, Célia Regina Souza Delgado, e o subprocurador-geral da República, Hindemburgo Chateaubriand Pereira Diniz Filho. 

Para o presidente da CMB, a reunião foi fundamental para o posicionamento do setor filantrópico de saúde. “Todas as medidas apresentadas beneficiavam apenas os hospitais públicos, o que é injusto, uma vez, que as Santas Casas e os hospitais filantrópicos também têm atuado no combate à Covid-19, mesmo recebendo muito menos que as unidades públicas. A falta de medicamentos sedativos, infelizmente, já é realidade em diversas instituições filantrópicas, que enfrentam grande dificuldade em atender casos mais graves do vírus, que necessitam de sedação”, afirma Mirocles Véras.

Além da defesa das entidades filantrópicas feitas por Mirócles, a deputada federal Carmen Zanotto e o deputado Luiz Antônio Teixeira também reforçaram o trabalho destas entidades e a necessidade urgentes de envio deste tipo de medicamento.
Das entidades representativas do setor da saúde, além da CMB, estiveram presentes a diretora substitutiva da 4ª diretoria da Anvisa, Meiruze Sousa Freitas; o consultor de assistência farmacêutica do CONASS, Heber Dobis Bernarde; o presidente do SINDUSFARMA, Nelson Mussolini; o presidente do Hipolabor, Renato Alves; o presidente da AMB, Lincoln Lopes Pereira; o diretor-presidente futuro da AMIB, Marcelo de Oliveira Maia; e o diretor-presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, Rogean Rodrigues Nunes.


Comunicação CMB