Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE MOGI DAS CRUZES FAZ 147 ANOS
03/07/2020

No mês que festeja seu 147º aniversário, a Instituição mais antiga da cidade  tem motivos para comemorar. Responsável por aproximadamente 450 partos por mês e 96% dos atendimentos voltados para o SUS exerce um trabalho de saúde pública de forma responsável e humanitária na região do Alto Tietê.

A Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes, mantenedora do Hospital Nossa Senhora Aparecida, comemora seu 147º aniversário de fundação nesta segunda-feira, 06 de Julho de 2020 de forma diferente. Sem as tradicionais comemorações, sem abraços, mas com muito orgulho da sua história e trajetória na cidade e no Alto Tietê como prestadora de serviços de saúde e mantendo sua missão de acolher o paciente com segurança e humanização.

Apesar da crise pela qual passa a Saúde em nosso País e os efeitos da Pandemia de Coronavírus no mundo, a Santa Casa tem planos e vem passando por um processo de revitalização externa e interna de diversos setores. Entre as principais ações está o projeto de ampliação de sua UTI Neonatal (já programado aguardando liberação) e a retomada e conclusão das obras de reforma e adequação do Pronto Socorro previsto para ser entregue no prazo de 60 dias. Essas obras fazem parte de um planejamento realizado pela Provedoria e Administração da Instituição que tem como objetivo a melhoria contínua dos atendimentos aos pacientes que procuram os serviços do nosso Hospital.

Com novas ações voltadas para a humanização do atendimento e difusão de uma nova cultura de humanização dentro da Instituição também implantou há cerca de um mês uma nova rede de telefonia facilitando interna e externamente a comunicação e o contato com a Instituição. Além disto, no último ano, nossa instituição contou com destinação de várias emendas parlamentares que garantiram a aquisição de novos equipamentos, reformas e compra de materiais. Através de parcerias de amigos, Instituições, voluntários e pessoas da comunidade, várias doações foram destinadas ao nosso Hospital.

O provedor da entidade José Carlos Petreca destaca que a Santa Casa de Mogi das Cruzes continua com o comprometimento de manter o atendimento digno e eficaz a todos, apesar das dificuldades. “Temos orgulho de fazer parte da saúde pública de Mogi das Cruzes e da região do Alto Tietê e manter nossas portas abertas a todos que dela necessitem”.

Programação

Toda a programação será realizada respeitando as regras de distanciamento social. 

Culto Ecumênico: Será realizado na Capela da Instituição sem a presença dos colaboradores com transmissão ao vivo pelo Facebook da Instituição https://www.facebook.com/santacasamc

Dia: 06/07/2020

Horário: 16h30

Almoço Especial

Dia: 06 e 07 de julho

Bolo Cupcake Individual / Café / Suco e Chá

Dia: 06/07/2020

Horário: Café da Tarde (15h às 16h)

Local: Refeitório

Santa Casa – História

A fundação da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das cruzes ocorreu por iniciativa do vigário da cidade, padre Antônio Cândido Alvarenga, que reuniu representantes da comunidade mogiana em sua casa para criar uma sociedade cujo fim seria o de acudir os menos favorecidos. No dia 06 de julho de 1873, cerca de 130 pessoas participaram deste encontro que culminou com a idealização do Asylo da Sociedade Mogyana de Beneficência, primeira denominação da entidade.  O primeiro artigo do Estatuto dizia que a sociedade praticaria a caridade cristã, especialmente aplicada à visita e ao curativo da pobreza enferma. Naquela época, os serviços eram feitos procurando-se os doentes carentes nos próprios bairros.

A primeira diretoria foi composta pelos seguintes membros: Presidente, Padre Antônio Cândido Alvarenga; vice-presidente, Joaquim Augusto Ferreira  Alves; Primeiro-secretário, Tenente-coronel Joaquim de Campos Freitas; Tesoureiro, Tenente-coronel Antônio Mendes da Costa; Procurador, José de Almeida Grant e, Ajudante, Capitão Tristão Augusto de Oliveira. Os primeiros médicos foram: Dr. Paulo Malheiro de Melo, Dr. Rodrigo Gomes Vieira de Almeida e Dr. Salvador José Corrêa Coelho.

Em 6 de novembro de 1881, foi inaugurada a primeira sede do Asylo da Sociedade Mogyana de Beneficência. O primeiro imóvel era alugado e ficava no largo do Bom Jesus, nº 1. Em 31 de julho de 1899, a sede passou a ser na rua Olegário Paiva, onde hoje fica a Delegacia de Ensino de Mogi das Cruzes. Mais tarde, em setembro de 1956, inaugura-se definitivamente, na Rua Barão de Jaceguai, nº 1148, a atual sede.

 

 

 


Marina Barlati – Assessoria de Imprensa SCMMC