Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

REUNIÃO COM A SES ESCLARECE INFORMAÇÕES
30/07/2020

Representantes da Fehosp se reuniram virtualmente com integrantes da SES (Secretaria de Saúde do Estado), na quarta-feira (29), para esclarecer dúvidas referentes a procedimentos que devem ser realizados pelas Santas Casas e hospitais filantrópicos. 

Um deles trata-se do uso do programa SP Sem Papel, do governo estadual, onde as instituições devem cadastrar as emendas parlamentares destinadas a eles. Lá, é preciso colocar o plano de trabalho para poderem receber os recursos. Os porta-vozes da SES explicaram que no portal da Prodesp há espaço para curso online, com todos os esclarecimentos de como fazer a utilização da ferramenta.

Outro ponto abordado na reunião foi o Censo Hospitalar, o qual as instituições devem preencher as informações no sistema estadual diariamente, até às 10h, que automaticamente serão transmitidas ao DataSUS. A Secretaria informou que os dados devem ser preenchidos com atenção, para evitar erros durante o registro.  Poup-ups de alertas podem aparecer pedindo confirmação da informação colocada. 

Foi confirmado ainda que, com a mudança de titular da Pasta (Jean Gorinchteyn assumiu no lugar de José Henrique Germann), não houve alteração em nenhuma coordenação da Secretaria.

 

Habilitação de leitos

 

Durante a reunião, os representantes da Fehosp expuseram a dificuldade que os hospitais filantrópicos vêm enfrentando para a habilitação de leitos para tratamento da Covid-19, por parte do Ministério da Saúde. Centenas de leitos ainda não foram habilitados e a Secretaria estadual de Saúde informou que há entraves no governo federal, com novas regras a serem estabelecidas sobre a questão e, por isso, a situação encontra-se sem andamento. 

“Estou visitando as Santas Casas e todas estão com leitos cheios, não pode acontecer isso (a falta de habilitação de leitos). A Fehosp está cobrando, exaustivamente, o Ministério da Saúde para a solução deste problema e também pedindo auxílio da Secretaria de Estado da Saúde no reforço do pleito”, salientou o presidente da Fehosp, Edson Rogatti.


Predicado Comunicação