Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

RS: 90% dos hospitais filantrópicos participaram da mobilização
08/05/2015

Os hospitais sem fins lucrativos do Rio Grande do Sul realizaram, nessa quarta-feira (06), um dia de protestos contra os cortes efetuados pelo Governo do Estado. Segundo informações da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul, desde outubro de 2014, mais de R$ 200 milhões deixaram de ser repassados às entidades. O presidente da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), Edson Rogatti, participou das atividades em Porto Alegre.
 
Foram observadas manifestações em todas as regiões do Estado. Cerca de 90% dos hospitais participou do movimento, atendendo à convocação da Federação. Os hospitais filantrópicos estão presentes em 220 municípios do Rio Grande do Sul. Além de manifestações, como abraços ao hospital, audiências públicas, reuniões, entrevistas, distribuição de panfletos, faixas e cartazes espalhados pelas casas de saúde, também houve suspensão de serviços ao Sistema Único de Saúde. Atendimentos eletivos foram cancelados, reagendados e deixaram de ser prestados ao longo do Dia D. Pelos resultados contabilizados pela Federação, aproximadamente nove mil procedimentos não foram executados.
 
Para presidente da Federação, Francisco Soares Ferrer, o objetivo do movimento era mostrar que a Saúde é prioridade. "Buscamos a sensibilidade da comunidade em relação ao pleito das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos: o repasse de R$ 207 milhões por parte do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Ao findar este Dia D Municipal, demonstramos a força da nossa categoria e acima de tudo, apresentamos que a saúde é prioridade das prioridades. Esse foi o primeiro passo de uma caminhada que busca a remuneração digna das entidades que integram a maior rede hospitalar do Rio Grande do Sul". 
 
No próximo dia 13 de maio, às 11h, a Federação pretende realizar uma manifestação pública em frente ao Palácio Piratini, com a participação de caravanas de todo Interior do Estado, Capital e Região Metropolitana. Na ocasião, as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos entregarão ao Governo dados do redimensionamento assistencial, isto é, números com redução de serviços prestados pelas entidades, tendo em vista o corte efetuado pelo Governo do Estado.
 
“Sabemos que a força da categoria hospitalar sem fins lucrativos do Brasil é imensa. Demonstraremos isso ao Brasil inteiro em nossa Mobilização Nacional. Assim como mobilizamos todo o Rio Grande do Sul, temos a certeza que todos os Estados irão abraçar a causa justa das Santas Casas. Nosso grito, em Brasília, é para que a saúde seja tratada com a prioridade que a comunidade necessita e solicita”, disse Ferrer.
 
Movimento Nacional
 
No próximo dia 15 de maio, no encerramento do Congresso da Fehosp, será lançado o Movimento Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos em prol do financiamento da Saúde e da assistência prestada à população. O presidente da CMB, Edson Rogatti, justificou o movimento, assinalando que é necessário mostrar que a população é a mais prejudicada quando os governos não priorizam a Saúde. “Estamos vivendo uma crise, gerada principalmente pela insuficiência do orçamento. Assim, estamos levantando um Movimento Nacional que comece nos municípios e culmine em Brasília, chamando a atenção para a situação que estamos enfrentando”.
 
A proposta será apresentada aos 50 maiores hospitais filantrópicos no dia 14 de maio, durante o Congresso da Fehosp. Os primeiros passos do movimento foram aprovados pelo Conselho de Administração da CMB. “A ideia é buscar o apoio e engajamento de todo o Setor para a realização do movimento”, explicou Rogatti.
 

*Informações da CMB