Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Obras Sociais Irmã Dulce vão inaugurar unidade de alta complexidade para tratamento gratuito do câncer
11/05/2015

Inauguração do novo centro contará com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, do governador Rui Costa e do arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger
 
As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) vão inaugurar, no próximo dia 13 de maio, às 8h30, em Salvador – Avenida Luís Tarquínio, ao lado da sede da instituição, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) Nossa Senhora de Fátima. Aguardado com bastante expectativa, o mais novo centro de saúde da OSID vai oferecer, gratuitamente à população, tratamento completo contra o câncer, incluindo procedimentos de radioterapia e quimioterapia,consultas ambulatoriais e cirurgias no campo oncológico. A cerimônia de inauguração contará com a presença, entre outras autoridades, do ministro da Saúde, Arthur Chioro; do ministro da Defesa e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner; do governador do Estado, Rui Costa; do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas; e do arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. O evento reunirá também profissionais, pacientes, voluntários, moradores, religiosos e estudantes das Obras Sociais Irmã Dulce.
 
Com uma estrutura que compreende 1.700 metros quadrados de área construída, 10 consultórios, 18 leitos e modernos aparelhos, a Unidade de Oncologia da OSID chega com a expectativa de atender, em sua capacidade plena, em torno de 4 mil pacientes por mês. O novo complexo, além de oferecer o tratamento de radioterapia, irá aumentar também o número de atendimentos do serviço de quimioterapia já disponibilizado na instituição, contribuindo significativamente para a redução das filas de espera por esses procedimentos na Bahia.
 
“Com a chegada da Unacon, as Obras passam a disponibilizar tratamento completo contra o câncer, incluindo também consultas, biópsias, exame anatomopatológico e cirurgias oncológicas”, destaca a gestora de Saúde da entidade, Lucrécia Savernini. “Não temos dúvida de que esse é o presente que Irmã Dulce gostaria de receber em meio às comemorações de seu centenário de nascimento: a inauguração de um novo e importante serviço, à disposição das pessoas mais carentes”, afirma a superintendente da OSID, Maria Rita Pontes. A nova unidade de saúde foi erguida e equipada com recursos dos governos federal e estadual, além de doações.
 
Instituição filantrópica de fins não econômicos, as Obras Sociais Irmã Dulce abrigam atualmente um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do país, com cerca de 4 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano a usuários do Sistema Único de Saúde, idosos, pessoas com deficiência e com deformidades craniofaciais, pacientes sociais, moradores de rua, usuários de substâncias psicoativas e crianças e adolescentes em situação de risco social. A organização conta com um perfil de serviços único no país, distribuídos em 16 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de Saúde, Assistência Social, Pesquisa Científica, Ensino em Saúde, Educação e na preservação e difusão da história de sua fundadora.
 
Sobre as Obras Sociais Irmã Dulce
 
Entidade filantrópica sem fins lucrativos, as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) são uma espécie de ‘holding social’ constituída por 16 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de saúde, assistência social e educação, dedicando-se ainda à pesquisa científica, ensino médico, preservação e difusão da história de Irmã Dulce e gestão de unidades públicas de saúde. Hoje, a OSID é considerada pelo Ministério da Saúde um dos maiores complexos de atendimento 100% SUS do país, responsável por cerca de 4 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano. Atualmente, conta com mais de 4.000 funcionários, além de 500 médicos e 200 voluntários.