Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

29º Congresso Fehosp tem abertura oficial e conta com recorde de público
21/10/2020

Nesta terça-feira, 20/10, o 29º Congresso Fehosp teve sua abertura oficial, no início da noite. Com o tema central “Gestão na saúde filantrópica: Descontruindo mitos, consolidando verdades”, o diretor geral da Santa Casa e Araraquara e membro da Comissão Científica do 29º Congresso Fehosp, Rogério Bartkevicius, lembrou do Dia Nacional da Filantropia (20/10), ressaltando a missão de “amor ao próximo” das entidades filantrópicas.
 
Na sequência, o diretor-presidente da Federação, Edson Rogatti, cumprimentou a todos e destacou a importância da realização do evento para o setor. “Chegamos à 29ª edição do Congresso Fehosp, em um momento histórico e extremamente desafiador. A pandemia da Covid-19 não apenas exigiu que o evento fosse em formato totalmente digital, como tem nos mostrado, dia após dia, as deficiências do setor da saúde, as adequações que precisam ser feitas e as mudanças que já estão ocorrendo e vindo para ficar. E por isso, este encontro é bastante importante para as nossas entidades”, afirmou o presidente.
 
A palestra magna da noite ficou por conta do Físico e vice-presidente de vendas na Salesforce, Roman Andrade Romancini. Com o tema “Uma História de Superação”, ele contou como conseguiu escalar montanhas nos Andes, nos Himalaias, Alasca, América Central, Rússia, África, Oceania e ser o 18º brasileiro a escalar o Everest. “O sonho sem ação, se torna alienação e, pior, frustração. Por isso, precisamos agir para alcançar o que sonhamos. Na minha primeira escalada, fomos um amigo e eu, e em diversos momentos eu pensei em desistir, ele também pensou em desistir, mas um dava força para o outro. Como diz uma frase de Da Vinci ‘Duas fraquezas formam uma força’ e nós formamos esta força. Formamos uma cultura da irmandade com o único objetivo de voltarmos seguros para casa e conseguirmos coisas inimagináveis. Se conseguirmos isso em nossas entidades e empresas, conseguiremos evoluir muito”.
 
Quando estava pronto para escalar o Everest, Roman Andrade foi atropelado e demorou mais de 13 meses para se curar. “Depois de cirurgias e fisioterapia, eu descobri um câncer. “Mas o câncer foi uma lição de pragmatismo e aprendi que você não escolhe o que acontece com você, mas você escolhe sua atitude e eu resolvi olhar para aquilo não como um acidente, mas como apenas um pneu furado, um incidente.” Um ano depois do câncer, Roman correu uma maratona e, depois disso, alcançou a expedição ao Everest.
 
A abertura oficial do evento contou com a participação de Cássia Carneiro, analista sênior do Departamento de Captação de Recursos da Fehosp, como cerimonialista.
 
Esta edição do evento recebeu 1358 inscrições, de 16 diferentes estados brasileiros. O público que assiste deve ser maior ainda do que o número de inscritos demonstra. Isso porque em vários hospitais, as transmissões estão sendo compartilhadas em auditórios, ou seja, com apenas 1 inscrição são dezenas de pessoas assistindo as transmissões. A estimativa é que cerca de 2500 pessoas estejam acompanhando o evento.
 
Fóruns Técnicos
Antes da abertura oficial do evento, foram realizados seis fóruns técnicos durante todo o dia. Pela manhã, o Fórum Jurídico debateu o “Impacto da Pandemia nas Relações Trabalhistas”, apresentado pelo presidente do SINDHOSFIL/SP, Edison Ferreira da Silva, pelo diretor da Faculdade de Direito da PUC-SP, Pedro Paulo Manus e pelo advogado Cassius Zomignani. Também foi abordado o assunto “Como a LINDB pode revolucionar o relacionamento do Hospital com o Gestor Público?”, pela professora de Direito da FGV, Vera Monteiro, o doutor e mestre em direito do estado pela PUC-SP, Luis Manuel Fonseca e o professor Fernando Borges Mânica.
 
Os temas explanados foram “Gestão do Processo de Exames Laboratoriais”; abordado pela coordenadora Regional de Atendimento da CientificaLab, Jessica de Souza Martins; o “Cumprimento de metas, habilitações, distribuição, utilização e prestação de contas das verbas Covid-19”, pontuado pelo Cel. Luiz Otávio Franco Duarte – Secretário de Atenção Especializada à Saúde – MS; e a “Alimentação do SANI-Sem Papel, SICONV-Plataforma Brasil e demais processos de prestações de contas”, apresentados por Wilson Roberto Lima – Coordenador de Gestão Orçamentária e Financeira da Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo,  Marilsa Silva e Silva – Coordenadoria de Gestão Orçamentária Financeira – CGCON da Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo e  Elenice Orpheu Alves Souza – Coordenadoria de Gestão Orçamentária Financeira – CGCON da Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo.
 
À tarde, os fóruns de Governança Clínica e de Cadeia de Suprimentos – Compras, Almoxarifado e Farmácia deram continuidade à programação. Na sala de Governança Clínica, os debates focaram o futuro nas instituições de saúde, os sistemas de qualidade e a incorporação de novas tecnologias, a gestão do corpo clínico e as ferramentas de apoio à gestão. Os participantes deste fórum foram o consultor empresarial, José Luiz Bichuetti; o diretor técnico da SPDM, Fábio Luís Peterlini; o CEO da Inova Consulting, Luis Rasquilha; e a diretora de departamento de atenção ao paciente do Hospital Estadual de Diadema – OSS SPDM, Bruna Steiner.
 
Já no Fórum Cadeia de Suprimentos, os especialistas falaram sobre economia circular, apesentados por Manuel Carlos Reis Martins, especialista em construção sustentável e por Flávia Corrêa Ferreira, especialista em qualidade e produtividade; inbound marketing, abordado pelo coordenador de Marketing da PUC – Campinas, Alcino Ricoy Junior; e modelos alternativos para compra de produtos farmacêuticos de alto custo, pontuados pela fundadora da Pharma e-connection, Paolla Perdigão.
 
“É importante mudar o processo de consumo linear e pensar de forma circular, com os 3Rs – Reduzir, Reusar, Reciclar. Quando um hospital não construiu de início um edifício arquitetônico sustentável, o que acontece na maioria dos casos, as organizações podem adotar a gestão sustentável, que prioriza a conforto e a saúde, por meio da economia e reutilização dos recursos”, ressaltou Manuel Carlos Martins.
 
Para terminar o dia de intensos debates técnicos, os Fóruns Gestão de Pessoas e Hotelaria e Hospitalidade fecharam a programação. Na temática Gestão de pessoas, os debates trataram das tendências do futuro do trabalho e da gestão, as estratégias de negociações entre os profissionais com foco nos resultados e a liderança em tempos incertos. Os palestrantes foram a fundadora da Granted Executive Development, Samira Sahid; o coaching Randes Enes e o sócio-diretor da Gesti Soluções, Rodrigo Nobrega.
 
De forma paralela, o Fórum Hotelaria e Hospitalidade apresentou aos participantes a importância da gestão de leitos na hotelaria hospitalar, as ações de humanização aos pacientes em isolamento e a saúde mental da equipe que atuou e ainda atua na linha de frente no combate à pandemia. Nesta mesa de debates, os palestrantes foram a gerente de Hotelaria Hospitalar do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Aline Silva Lima; gerente de apoio e de infraestrutura na AACD, Alexandra Reis Melo; a gestora da área de gerenciamento de leito do Hospital Arthur Ramos, Carmem Alice; a presidente da Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar DF, Isabelle Bijos Laureano; a especialista em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde, Sandra Satiko Kuwada; a especialista em gestão de serviços de saúde, Arlete Fante; a coordenadora psicossocial dos Hospitais de Campanha de Santo André, Rita de Cassia Calegari; e a assistente social, Natalia Ferrari Vedroni.
 
As atividades continuam durante toda esta semana.  Confira a programação dos próximos dias e participe!
Acesse: https://eventosfehosp.com.br/
 


Predicado Comunicação