22/10/2020
Nesta quinta-feira (22) acontecem os últimos fóruns técnicos do 29º Congresso Fehosp. Na atividade que abordou o tema “Qualidade e Segurança do Paciente”, moderado pelo diretor técnico da Santa Casa de Araraquara, André Peluso Nogueira, o primeiro bloco abordou o Letramento em Saúde e o entendimento dos pacientes sobre acerca disso.
O médico empreendedor social e sócio fundador da & a Service na Pulsares, Rogério Malveira Barreto, explicou que a questão “é a habilidade de acessar, compreender e aplicar informações em saúde para se tomar decisões” nessa área.
A coordenadora de Qualidade e Segurança dos pacientes das Instituições Filiadas SPDM, Maria Magalhães, ressaltou que “o assunto é fundamental para o cuidado com a pessoa, tanto ao profissional quanto ao paciente, para ter condições para o cuidado centrado”.
No segundo bloco de palestras, o foco foi “Projeto Lean nas Emergências: redução das superlotações nos hospitais”, assunto explanado pelo gerente de Projetos de Responsabilidade Social e do projeto “Lean nas Emergências”, do Hospital Sírio-Libanês, Marco Saavedra Bravo e pelo especialista em Medicina de Emergência Médico Sênior, também do Hospital Sírio-Libanês, Rasivel dos Reis Santos Junior.
O projeto Lean nas Emergências, desenvolvido pelo Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS e executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, conseguiu diminuir significativamente o período de espera entre a triagem e o primeiro atendimento médico.
“Neste período de pandemia, tivemos que nos reinventar, adotar novas metodologias ao projeto Lean nas Emergências, para que pudesse realmente ter agilidade e alcançar a necessidade das pessoas”, falou Rasivel.