Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

PAREDE PERSONALIZADA É IMPLANTADA NA RADIOTERAPIA DO HOSPITAL SÃO VICENTE
09/11/2020

Referência para os atendimentos oncológicos de Jundiaí (SP) e Região, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), investe constantemente em melhorias não só estruturais, mas também organizacionais, a fim de garantir atendimento humanizado e de qualidade à população. Desta vez, a unidade de saúde, em parceria com a artista Eliana Garcia, personalizou a principal parede do departamento de radioterapia.

A arte, composta por uma paisagem, foi adesivada na sala do acelerador linear, equipamento de alta tecnologia, desenvolvido para emitir a radiação utilizada em diversos tratamentos para combater o câncer. “A ideia surgiu durante uma reunião do time de humanização, quando o físico médico, Flávio Vermiglio, verbalizou o desejo de melhoria da ambiência. Toda arte, design e impressão foi doação da artista Eliana Garcia”, explica Viviane Rasera, membro do time.

A iniciativa segue uma das premissas da Política Nacional de Humanização (PNH): “existem componentes que atuam como modificadores e qualificadores do espaço, estimulando a percepção ambiental, e quando aplicados com equilíbrio e harmonia, criam ambiências acolhedoras e dão muitas vezes contribuições significativas no processo de produção de saúde”.

“A imagem foi montada exclusivamente para esta obra. São três fotografias juntas, do mar da Florida nos Estados Unidos. Aparenta um mar calmo, de águas claras e areia branca, lugar que transmite uma paz inigualável. Minha intenção é despertar o desejo do paciente de estar naquele lugar, se transportar para lá no momento de angústia que estão passando. Ressalto também o trabalho da minha equipe parceira ServDecor, que garantiu que tudo ficasse perfeito”, disse Eliana.

Quem aprovou o resultado foi o paciente Francisco Henrique Barduzzi, de 62 anos, que trata o câncer de próstata. “Faz muita diferença no ambiente. Reacende nossa esperança, é uma imagem alegre, linda e que transmite tranquilidade”.


Portal Hospitais Brasil