SANTA CASA DE PIRACICABA SUPERA OS 2.000 RECUPERADOS DA COVID-19
07/12/2020
A Santa Casa de Piracicaba atingiu nesta semana a marca de 2.000 pacientes recuperados da covid-19 e atribui a conquista ao comprometimento e atuação de seus médicos e funcionários.
“Em tempos de pandemia, toda alta é comemorada, pois cada paciente recuperado é uma vitória e a certeza de que todo esforço e dedicação têm valido à pena”, considerou o provedor João Orlando Pavão em tom de reconhecimento e gratidão
“Todos eles conseguiram voltar para o abraço de seus familiares”, pontuou.
Segundo o provedor, comemorar a cura de um paciente é um dos principais privilégios dos profissionais da saúde, que não têm medido esforços, trabalhando diuturnamente, muitas vezes longe de amigos e familiares, para garantir assistência de qualidade durante todo o período de pandemia, que já apresenta crescimento colocando as autoridades e as instituições de saúde em novo estado de alerta.
“Para enfrentarmos um inimigo invisível, e até então desconhecido, e garantir a continuidade da assistência em benefício da população, investimos em conhecimento e tecnologia”, disse Pavão lembrando que, entre o diagnóstico e a cura, uma infinidade de procedimentos são realizados.
O diretor do SCIH da Santa Casa (Serviço de Controle de Infecção hospitalar), Hamilton Bonilha de Moraes (CRM 51.466) conta que os profissionais foram treinados e qualificados para lidar com o corona vírus; protocolos institucionais foram implantados direcionando normas, condutas e fluxos adequados ao tratamento e prevenção da doença; equipamentos foram adquiridos e novas estruturas físicas foram especialmente adequadas para garantir assistência ambulatorial, clínica e de UTI aos pacientes.
“O complexo hospitalar investiu na implantação de quatro Unidades exclusivas e muito bem equipadas do ponto de vista técnico e humano para a assistência médico-hospitalar direcionada a pacientes com suspeita ou portadores da covid-19 pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e pelo convênio do Plano Santa Casa Saúde”, explicou Bonilha.
Uma delas mantém 18 leitos de UTI e enfermaria com 04 leitos para observação. Há ainda uma segunda Unidade, com 19 leitos, instalada especificamente para o atendimento de casos clínicos leves ou suspeitos da doença; além de 02 leitos pediátricos de UTI, 03 leitos na enfermaria da Pediatria Menino Jesus (PMJ) e um Ambulatório Médico para atendimento exclusivo a usuários do Plano Santa Casa Saúde.
“A Santa Casa de Piracicaba é, inclusive, o único hospital da cidade a oferecer leitos infantis para o Covid pelo SUS”, observou o diretor.
O médico chefe da equipe Covid-19 na santa Casa, Sérgio Pacheco Jr. (CRM 113.544), lembra que a Santa Casa implantou o uso obrigatório de máscaras no ambiente hospitalar antes mesmo das normatizações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do Ministério da Saúde.
“A Instituição está preparada para o enfrentamento da doença com relativa tranquilidade; devido ao preparo das equipes e à disponibilização de todos os recursos de que precisam para trabalhar com segurança e motivação”, considerou.
Ele revela ainda que o Hospital investiu também no processo de comunicação e informação aos familiares de pacientes internados e na instalação de equipamentos para filtragem absoluta do ar.
“Precisamos estar preparados e à frente para vencermos mais esta guerra que assola o mundo”, considerou.
Foto- Funcionários devidamente paramentados em uma das Unidades Covid-19 mantidas pela Santa Casa de Piracicaba
Comunicação Santa Casa de Piracicaba