Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTA CASA DE FRANCA SERÁ SEVERAMENTE AFETADA POR CORTE DE VERBA DO GOVERNO DE SÃO PAULO PARA O SUSTENTÁVEIS
08/01/2021

Preocupada com a saúde e bem-estar da nossa comunidade, a Diretoria Administrativa do Grupo Santa Casa de Franca - composto por Hospital Geral (Santa Casa), Hospital do Coração e Hospital do Câncer - informa às instituições parceiras, poderes públicos e à população de Franca e dos 21 municípios por ela atendidos na região (com um público estimado em 700 mil usuários do SUS) que, o Gestor SUS (Governo do Estado de São Paulo) anunciou um corte de R$ 80 Milhões/ano para 2021 na verba do Programa Santas Casas SUStentáveis, para todas as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo.

Somente para a Santa Casa de Franca este valor será de R$ 3.484.245,60/ano – o que impactará severamente sobre os milhares de procedimentos realizados anualmente, prejudicando seriamente a prestação de serviços de saúde à população, inclusive em relação aos tratamentos de COVID, em meio à maior crise de saúde mundial. Os programas estaduais já sofriam com defasagem dos valores e cortes anteriores, mas não irão suportar o mesmo volume e qualidade de atendimento com esse corte em plena pandemia. Prejuízo ainda maior, pelo fato que a Santa Casa de Franca é um hospital de ensino, que colabora para a formação de profissionais da saúde e construção do conhecimento científico, promovendo o alto nível da saúde na região.

O setor filantrópico é o que destina mais de 47 mil leitos de enfermaria, mais de 7 mil leitos de UTI ao SUS - e representa mais de 50% das internações e mais de 70% dos atendimentos em alta complexidade, como oncologia, cardiologia e transplantes; por isso a indignação dos representantes deste setor e da comunidade é unânime com a resolução do governo estadual.

Em mais de 200 municípios do Estado, a Santa Casa ou o hospital filantrópico é o único equipamento de saúde para atendimento à população.

Alguns dados do setor:

- 382 unidades hospitalares

- 47.068 leitos destinados ao atendimento SUS

- 7.485 leitos de UTI

- Mais de 1,2 milhão de internações/ano

- Mais de 110 mil trabalhadores ligados à assistência

- 50,26% dos leitos existentes em SP estão nos hospitais filantrópicos

- 50,78% das internações em SP são feitas nos hospitais filantrópicos

- único hospital em mais de 200 municípios paulistas é filantrópico.

O Grupo Santa Casa de Franca, se solidariza juntamente às demais Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo – e nutre a esperança por um diálogo equânime junto ao governo estadual, mas como instituições parceiras do Estado na prestação de serviços de saúde – e não na condição de dependentes.


Assessoria de Comunicação Santa Casa