Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

CORTE DE RECURSOS FEITO PELO GOVERNO DO ESTADO DEIXA A SANTA CASA DE OURINHOS EM SITUAÇÃO DRAMÁTICA E POPULAÇÃO SERÁ PREJUDICADA
18/01/2021

Uma decisão do Governo do Estado de São Paulo publicada em Diário Oficial desta semana causou enorme indignação. Foi determinado o corte financeiro de 12 % no recurso dos programas Pró Santa Casa e Sustentáveis,  o que afeta diretamente o atendimento da população através do SUS.

O Governo do Estado deixará de repassar R$1.125367,20 para a Santa Casa de Ourinhos neste ano. Esse valor impacta negativamente o equilíbrio operacional e a gestão do hospital, que já vem há anos trabalhando “no vermelho” devido à defasagem dos valores pagos na tabela SUS e também à prestação de serviços acima do que é contratado, já que a Santa Casa atende uma média de 120 internações a mais todos os meses do que é pago pelo SUS.

Para se ter ideia do tamanho do prejuízo, o valor do corte corresponde a seis meses de compra de medicamentos para todo o atendimento da Santa Casa. “Ficamos perplexos com essa atitude do Governo do Estado. Estamos em um momento complicadíssimo no atendimento à saúde, no meio de uma pandemia, o hospital está lotado há meses, UTIs trabalhando 100% na maioria dos dias e agora esse corte de recursos. Realmente, se essa medida continuar, vamos ter que diminuir os atendimentos tanto de internações nas alas, como na UTI. A conta não fecha”, ressaltou o administrador Fernando Abreu.

A Santa Casa de Ourinhos é o maior hospital da região. Atende Ourinhos e mais 12 municípios e, dependendo da especialidade, esse número sobre para mais de 60 cidades, o que corresponde a 1 milhão de habitantes

Por ser um hospital de alta e média complexidade, a Santa Casa de Ourinhos integra o Pró Santa Casa e o Sustentáveis, que são dois programas de auxílio criados, justamente, para compensar o desequilíbrio financeiro pela baixa remuneração dos procedimentos SUS.

Infelizmente, essa atitude do Governo do Estado vem sendo sistematicamente aplicada desde 2015. Ano a ano, recursos estão sendo cortados da Santa Casa de Ourinhos, já ultrapassando mais de R$ 6 milhões.

“Repudiamos totalmente esse corte. A Santa Casa trabalha todos os dias com um único intuito que é salvar vidas. De forma alguma  queremos que aconteça algum tipo de prejuízo para a população e , por isso, precisamos da união de toda a sociedade para que essa medida não seja efetivada. É extremamente preocupante pensar que, por exemplo, teremos fazer 20 internações a menos nas UTIs por falta desse recurso”, finalizou Abreu.

*Corte atinge 180 hospitais de todo o Estado*

180 Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo entraram na lista desse corte de recursos realizado pelo governo

São 80 milhões a menos, que deixarão de ser repassados por meio dos programas Pró-Santa Casa e Sustentável.


Repórter Na Rua de Ourinhos