Com menor risco de infecção e redução de hospitalização, cirurgias robóticas ganham espaço durante pandemia de Covid-19
12/03/2021
BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo registrou neste mês a 500ª cirurgia com o uso de robô. Urologia corresponde a 75% dos procedimentos.
São Paulo, 11 de março de 2021 – A pandemia da Sars-Cov-2 afetou a rotina de diversos hospitais em todo mundo. Essas instituições, que rotineiramente já possuem uma preocupação muito grande com a segurança de pacientes e profissionais de saúde e se guiam por rígidos protocolos, colocaram em prática medidas adicionais para garantir o bom funcionamento das estruturas de cuidado. Nesse sentido, as cirurgias robóticas mostraram-se uma importante estratégia para continuidade do cuidado para aqueles pacientes que não podem esperar para resolver alguma questão de saúde.
“A cirurgia com robôs é menos invasiva, com menos sangramento, reduz o tempo de internação e o risco de infecção, além de acelerar o retorno do paciente à vida normal”, explica o médico Gustavo Cardoso Guimarães, coordenador do Programa de Cirurgia Robótica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. “Nos primeiros meses da pandemia tivemos uma redução no volume de procedimentos, mas graças a protocolos de segurança rígidos conseguimos voltar mais rapidamente e evitar o agravamento de doenças”.
Em 2020 foram realizadas mais de 1 milhão de cirurgias robóticas ao redor do mundo e no acumulado desde o surgimento dos robôs cirúrgicos cerca de 8,5 milhões de pacientes já foram operados, sendo que o Brasil realizou aproximadamente 15 mil desse total. No decorrer do último ano, 75% dos procedimentos realizados na BP corresponderam a procedimentos na especialidade de Urologia, seguido por cirurgias do aparelho digestivo e cirurgias do tórax. A instituição acaba de realizar a 500 cirurgia com o robô da Vinci Xi Surgical System, que conta com o auxílio de uma mesa integradora que se movimenta de acordo com os comandos dados pelo cirurgião. As cirurgias robóticas já ocorrem na BP há 3 anos e contam com o apoio de uma equipe multidisciplinar dedicada para a condução dos procedimentos, o que garante a segurança dos pacientes, especialmente em um momento como este que vivemos.
“A cirurgia robótica vem crescendo no Brasil e no mundo com impactos positivos na saúde dos pacientes e na formação dos médicos”, diz o médico. “Investir em tecnologias como cirurgia robótica é tão essencial quanto evitar que as pessoas adoeçam”, conclui Gustavo.
Sobre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Reconhecida pela revista Newsweek como uma das melhores instituições de saúde do mundo, a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo é um hub de saúde privado que compõe o grupo de 6 instituições de excelência brasileiras reconhecidas pelo Ministério da Saúde e integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), realizando projetos de educação, pesquisa, avaliação de tecnologias, gestão e de assistência especializada voltados ao fortalecimento e à qualificação do SUS em todo o País.
Os serviços da BP são oferecidos por meio de 4 marcas de serviços hospitalares com foco em alta complexidade e que atendem diferentes segmentos de clientes, e 3 marcas que contemplam serviços de medicina diagnóstica, consultas médicas e atendimentos ambulatoriais e educação e pesquisa. São mais de 7.000 colaboradores e 4.000 médicos atuando em 3 unidades na cidade de São Paulo, sendo 2 no bairro da Bela Vista, onde são ofertados serviços privados, e 1 no bairro da Penha, onde são oferecidos serviços privados e também para clientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
As marcas comerciais operadas pela BP são: Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; pelo BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, uma rede de clínicas de diversas especialidades médicas integrada aos demais serviços da BP para cuidar da saúde dos clientes e estimular conversas preventivas sobre a saúde; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.
CDN Comunicação