Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

COM EMPRÉSTIMO DE ANESTÉSICOS, SANTA CASA DE SÃO CARLOS ADMITE 10 PACIENTES NA UTI COVID
30/03/2021

Com o empréstimo de anestésicos vindos de outros hospitais da região, a Santa Casa de São Carlos (SP) conseguiu admitir dez pacientes com Covid-19 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neste fim de semana. Os medicamentos, não entanto, ainda não são suficientes para outros dias.

O gesto solidário do Hospital Universitário (HU-UFSCar) e do Hospital Estadual de Américo Brasiliense (Heab) foi realizado na última sexta-feira (26). Neste momento, 25 dos 30 leitos de UTI Covid para adultos estão ocupados.

"Graças ao HU e ao Hospital Estadual de Américo, que tinham um estoque um pouco menos crítico que o nosso, conseguimos atender os pacientes que já estavam internados e admitir mais alguns. Mas fizemos isso com toda a cautela, monitorando o pouco estoque que temos e sem conseguir colocar todos os leitos de UTI Covid em operação, para conseguirmos dar o atendimento adequado a todos", disse o provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Júnior.

A unidade recebeu neste domingo (29) um lote do Ministério da Saúde com 320 ampolas de Midazolam 10 ml, 20 ampolas de Midazolam 5 ml e 25 ampolas de Cisatracurio 5 ml. A quantidade, no entanto, é suficiente para apenas um dia.

"Ainda não fomos informados com que frequência os anestésicos vão passar a ser entregues e nem a quantidade que receberemos do Governo Federal", afirma o infectologista e diretor técnico da Santa Casa, Vitor Marim.

O que será do hospital?
O hospital está na expectativa de receber uma nova remessa de anestésicos pelo Governo do Estado. A previsão é de que a entrega seja feita nesta segunda-feira (29). A entrega de anestésicos por parte dos fornecedores ainda não foi normalizada.

"A ajuda dos outros hospitais e a entrega de um lote por parte do Ministério da Saúde foram fundamentais para que conseguíssemos dar continuidade aos atendimentos Covid e não Covid. Mas o fornecimento de anestésicos por parte dos fabricantes precisa ser normalizado o quanto antes, para que não tenhamos que suspender novamente o recebimento de novos pacientes", comenta o infectologista e diretor técnico da Santa Casa, Vitor Marim.

Com relação ao déficit de enfermeiros e técnicos de enfermagem, a Santa Casa remanejou 10 profissionais de outras áreas para trabalhar na assistência do hospital. 17 novos profissionais de enfermagem (10 enfermeiros e 7 técnicos de enfermagem) devem ser contratados no dia 5 de abril.


ACidadeON/São Carlos