Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Santa Casa participa de Congresso em Campinas
21/05/2015

O 24º Congresso da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo – Fehosp aconteceu entre os dias 12 e 15 de maio em Campinas e reuniram presidentes, provedores, diretores e administradores de diversos lugares do estado e a Santa Casa de Jales foi representada pelo administrador Valdenis Neves. 
 
O propósito do encontro foi estimular a participação da cadeia produtiva da saúde, buscando desenhar o futuro do setor hospitalar, propondo soluções para os problemas e estratégias para gestão. O administrador da Santa Casa acompanhou durante três dias palestras de profissionais da área de saúde, e sintetizou o significado deste encontro para o hospital. “Foram abordados aos participantes temas relevantes como sustentabilidade ambiental, modelo de gestão e remuneração, soluções e estratégias para gestão, além de debater a situação de nossas instituições. Tivemos a participação do Governo Estadual e Federal com a missão de oferecer diariamente assistência de qualidade para a população que depende do SUS”. 
 
O encerramento contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, David Uip, o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos da Assembleia Legislativa, Itamar Borges, o diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti, o presidente da Federação das Santas Casas do Rio Grande do Sul, Julio Dornelles representando a CMB, entre outras autoridades. 
 
Na oportunidade, foi realizado o lançamento do movimento nacional “Acesso à Saúde – Meu direito é um dever do Governo”, organizado pela CMB e apoiado pelas 17 federações estaduais. Entre os objetivos estão tornar pública e discutir com a sociedade a realidade do setor, esclarecer os efeitos do processo gradativo da falência da rede sem fins lucrativos voltados ao SUS, buscar a sobrevivência das instituições filantrópicas com base no equilíbrio econômico, financeiro e qualidade dos serviços prestados.
 
O movimento envolve três etapas, começando na fase municipal no dia 29 de junho, passando pela etapa estadual no dia 13 de julho e por fim, a ação nacional, agendada para o dia 04 de agosto em Brasília, no Congresso Nacional, com uma programação especial e uma pauta definida por dois itens como pré-requisito para o acesso à saúde: garantir o custeio e resolver as dívidas.
 

*Informações da Santa Casa de Jales