SANTA CASA COMPLETA 115 ANOS FIEL AO COMPROMISSO DE CUIDAR DA POPULAÇÃO DE JAHU E REGIÃO
27/05/2021
Há 115 anos, no dia 27 de maio de 1906, era inaugurada a Santa Casa de Jahu. Para celebrar a data, nada melhor que homenagear quem ajuda, há quatro décadas, a construir essa história vitoriosa, vencendo batalhas e salvando vidas!
Missão
Em 21 de novembro de 1978, Janette Janio Carmem da Silva Mercadante, então com 18 anos, começava a terceira experiência profissional da vida. Ela trabalhava na Pediatria da Santa Casa de Jahu, no cuidado geral às crianças que passavam pelo hospital, como dar banhos e mamadeiras, por exemplo.
“A Irmã Alzira (uma das irmãs que trabalhavam na Santa Casa à época) me incentivou a estudar e entrei no curso de Técnico em Enfermagem na Industrial. Vim cumprir o estágio no Centro Cirúrgico da Santa Casa e foi paixão à primeira vista. Fiquei impressionada. Parece que eu já tinha estado aqui antes. Depois desse dia, pedi transferência e, seis meses depois, estava lá, de onde nunca mais saí”, conta Janette.
Com quase 43 anos de atuação e 61 de idade, a auxiliar de Anestesia nem sentiu o tempo passar e continua com a mesma sensação de quando pisou no Centro Cirúrgico pela primeira vez.
“É uma satisfação estar aqui todos os dias. Aqui é minha missão. Não tenho parentes na cidade, minha filha mora fora do país. A Santa Casa, para mim, é tudo. Minha casa, minha família. Amo esse hospital. Rezo todos os dias a Deus para que eu possa continuar ser útil aos pacientes e a todos com quem trabalho”, encerra.
Ofício de família
O funcionário mais antigo na ativa chegou três anos antes da Janette. Em 1975, Ivo Tartari Júnior, 16 anos, começou a cuidar das estatísticas do movimento de entrada e saída dos pacientes. O emprego fora pedido pelo pai, aposentado após 35 anos atuando na equipe de Enfermagem da Santa Casa. A mãe e o irmão de Ivo também já tinham trabalhado por aqui.
Com a mudança de local, anos depois, o jovem empregado acabou partindo para outro desafio, dentro do mesmo setor. Deixou de lados os números e passou a ter contato com o arquivo. Atualmente, Ivo é coordenador do Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME), departamento onde chegou e permaneceu.
“Eu tenho orgulho de trabalhar na Santa Casa há 46 anos. Hoje, é muito difícil achar alguém com tanto tempo na mesma empresa. Eu só tenho que agradecer a Santa Casa. O que eu tenho na vida, consegui trabalhando aqui. Deixo como recado aos funcionários mais novos que valorizem o hospital e tenham dedicação no que fazem, para que a Santa Casa continue crescendo e se tornando referência em Jahu e região”, relata Tartari Júnior.
Legado
Irmão há 30 anos, e Provedor do hospital desde 2010, Alcides Bernardi Júnior tem uma participação fundamental em vários capítulos da história da Santa Casa.
Foi nos últimos 11 anos que a instituição viveu um período de crescimento e modernização, com inauguração de alas, reformas de setores e o equilíbrio econômico e orçamentário.
Um trabalho que só foi possível graças ao apoio dos demais diretores, Irmãos, gerentes, supervisores, coordenadores e funcionários do hospital.
“A Santa Casa de Jahu surgiu há mais de século para atender e tratar os mais necessitados em busca de saúde. Essa missão continua sendo seguida até hoje. Vamos fazer o que for possível para que a Santa Casa continue cuidando da saúde de Jahu e região, sendo uma referência em assistência. Devemos valorizar essa história e esse patrimônio. A Santa Casa está à disposição de quem precisar, sempre!”, relata Alcides Bernardi Júnior.
Números
Em 2020, a Santa Casa realizou uma média mensal de 1.236 internações, 10.948 atendimentos (urgência e emergência e Ambulatório de Especialidades) e 216 partos. O hospital conta com um quadro de 1.584 funcionários e um Corpo Clínico composto por 258 médicos. Somente de UTI, são 76 leitos, sendo 18 (Infantil), 19 (Adulto) e 39 leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19.
Comunicação Santa Casa