Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

COM UTQ REFERÊNCIA PARA O ESTADO DE SÃO PAULO, SANTA CASA DE MARÍLIA ADERE AO JUNHO LARANJA
10/06/2021

De acordo com a SBQ (Sociedade Brasileira de Queimaduras), em todo o País são cerca de 150 mil internações por ano em decorrência de queimaduras

Com UTQ (Unidade de Tratamento de Queimados) referência para o Estado de São Paulo, a Santa Casa de Marília aderiu ao Junho Laranja, mês de conscientização sobre medidas preventivas para a redução de acidentes com queimaduras.

Além de orientações passadas pelos profissionais da unidade a pacientes e comunidade interna, neste mês de junho a fachada do prédio da Santa Casa de Marília ganha a iluminação da cor laranja.

De acordo com a SBQ (Sociedade Brasileira de Queimaduras), em todo o País são cerca de 150 mil internações por ano em decorrência de queimaduras. As crianças representam 30% desse número.

O médico da UTQ da Santa Casa de Marília, João Evaristo Puzzi Bono, destacou que este ano o foco da campanha compreende os cuidados com o álcool. “Há uma preocupação especial, em época de pandemia, com o álcool em gel utilizado para desinfecção, principalmente das mãos. É uma substância que deve ser utilizada com cuidado, haja visto seu potencial perigoso. As pessoas precisam ter consciência que é um produto altamente inflamável e que é preciso deixá-lo longe das crianças, bem como não colocá-lo em contato com mucosas e olhos”.

Muitas queimaduras pelo corpo acontecem em ambiente doméstico. Conhecendo a causa e estabelecendo políticas corretas, com educação, campanhas que promovam cuidado, a SBQ pretende diminuir o número de acidentes dedicando um mês inteiro para apontar caminhos que ajudem as pessoas a ficarem mais atentas para evitar acidentes.

“Em tempos de pandemia, temos percebido a chegada de crianças com queimaduras provocadas a partir do álcool em gel. Isso porque elas acham o fogo da cor azul bonito e tivemos caso até mesmo de criança que passou álcool em gel no corpo e colocou fogo achando que não aconteceria nada”, destacou a enfermeira da UTQ da Santa Casa de Marília, Rubiana Konkiewitz.

Queimaduras são feridas traumáticas causadas, na maioria das vezes, por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos. Atuam nos tecidos de revestimento do corpo humano, determinando destruição parcial ou total da pele e seus anexos, podendo atingir camadas mais profundas, como tecido celular subcutâneo, músculos, tendões e ossos. 
 
A UTQ

Há mais de 60 anos que a Santa Casa de Marília atende vítimas de queimaduras. Com UTQ instalada há décadas, o hospital conta com o atendimento de médicos cirurgião plástico, intensivista, pediatra e psiquiatra, profissionais de enfermagem, bem como garante suporte nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Comissão de Cuidados com a Pele, Psicologia, Nutrição, Pedagogia e Serviço Social.

No dia 31 de dezembro de 2010, através da Portaria 4.265, publicada no Diário Oficial da União, a Santa Casa de Marília foi reconhecida como Centro de Referência em Assistência de Queimados para média e alta complexidades. O Estado de São Paulo já havia reconhecido o serviço em 29 de novembro de 2009, após aprovação da CIB (Comissão Intergestores Bipartite). Porém, desde 21 de novembro de 2000, o hospital já era considerado referência no atendimento a queimados em âmbito estadual.

A Unidade de Tratamento de Queimados conta com oito leitos - cinco adultos e três pediátricos -, sendo todos para atender pacientes SUS (Sistema Único de Saúde). As internações na UTQ da Santa Casa têm a coordenação da CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Leitos de Serviços Saúde), ligada à Secretaria Estadual da Saúde e pacientes de diversas localidades recebem atendimento neste importante setor da unidade hospitalar filantrópica mariliense.

Geralmente, as internações têm longa duração, sendo de 100 dias em média. Porém, paciente já chegou a ficar dois anos em tratamento na unidade e recentemente criança recebeu alta após nove meses internada na UTQ da Santa Casa. 


Assessoria de Imprensa Santa Casa